Caravanas marcam atos no interior








Debaixo de um céu nublado, mas com um calor persistente, centenas de pessoas caminharam pelas ruas do Centro de Sobral em manifestação de apoio ao ex-presidente. Muitos dos participantes usavam chapéus de palha ( Foto: Marcelino Júnior )
por Marcelino Júnior/Antônio Rodrigues/Alex Pimentel - Colaboradores



Em Juazeiro do Norte, sindicatos rurais de 27 municípios do Cariri foram ao ato na Rua São Pedro ( Foto: Antônio Rodrigues )Grupo folclórico Reisado da Boa Água, de uma comunidade rural de Quixadá, abriu alas à caminhada ( Foto: Alex Pimentel )

Sobral/Juazeiro do Norte/Quixadá. Durante o julgamento do ex-presidente Lula (PT), além da Capital, foram registrados, na manhã de ontem, atos em apoio ao petista em outros seis municípios cearenses: Quixadá, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Crateús, Sobral e Acarape. Movimentos sociais, entidades sindicais, parlamentares e prefeitos participaram das mobilizações, que incluíram caminhadas, palavras de ordem e manifestações culturais.

No Norte do Estado, a Praça de Cuba, no Centro Comercial de Sobral, foi o ponto de concentração das manifestações de rua em favor do ex-presidente Lula. O espaço foi tomado na manhã de ontem por homens e mulheres de idades variadas. Caravanas de outros municípios, entre eles Alcântaras, Massapê, São Benedito, Santana do Acaraú e Uruoca, também foram ao ato.

A maioria dos manifestantes usou chapéus de palha ao longo da caminhada, acompanhada por equipes da Polícia Militar (PM). Entre músicas de protesto e mensagens em favor do ex-presidente, o microfone foi revezado pelos participantes. Muitos destacaram políticas sociais dos governos do PT.

"Esse é um dos muitos outros atos que serão realizados na região", informou Ana Lúcia Barros, representante da Marcha Mundial das Mulheres e membro da organização do ato. De acordo com a organização, cerca de 2 mil pessoas caminharam pelas ruas de Sobral. A PM não divulgou estimativas de público.

Na Região do Cariri, o número foi o mesmo estimado pelos organizadores da manifestação em apoio a Lula realizada na Rua São Pedro, em Juazeiro do Norte. Bandeiras, camisas, panfletos, adesivos e um carro de som deram voz aos manifestantes. A concentração começou às 9h, na Praça da Prefeitura, e seguiu em caminhada até a Praça Padre Cícero.

A manifestação contou com a participação de sindicatos rurais de 27 municípios do Cariri e cinco da região Centro-Sul. O local também recebeu parlamentares da região e o prefeito de Crato, Zé Ailton Brasil. O deputado e ex-prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, classificou o julgamento como parte de "uma farsa jurídica, política e midiática" para impedir a candidatura de Lula.

Quixadá

Já no Sertão Central, o ato em defesa do ex-presidente ocorreu em Quixadá. Sindicalistas, trabalhadores rurais, políticos e caravanas se concentraram na Praça Coronel Nanan, no Centro da Cidade, de onde seguiram em marcha até a Praça José Linhares da Páscoa, conhecida como Praça da Catedral. Organizadores estimaram a participação de cerca de 1.200 manifestantes.

Membros da gestão municipal e vereadores de outras cidades, como Acopiara e Senador Pompeu, além de caravanas de Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Milhã, Choró, Banabuiú e Pedra Branca também acompanharam a marcha em Quixadá. Na manifestação, lideranças classificaram o atual governo federal como "golpista" e reforçaram a confiança em Lula, destacando que, mesmo com condenação, ele será o "candidato do povo" à Presidência do País nas eleições deste ano.

DN