Huck não vai se candidatar à Presidência




O apresentador Luciano Huck manteve sua decisão de não concorrer à Presidência este ano, como já havia dito em artigo publicado na Folha de S.Paulo em novembro. Ele deve fazer o anúncio hoje. A manutenção da desistência foi adiantada pelo site “O Antagonista” ontem e confirmada por sua assessoria. Nas últimas semanas, a condenação por corrupção em segunda instância e virtual inelegibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recolocou o nome do apresentador da Rede Globo no jogo.

A análise de números de perfil do eleitor feita por seus estrategistas permitia antever que havia grande potencial para Huck avançar sobre aqueles que haviam declarado voto no petista. Além disso, o fraco desempenho nesse momento da corrida eleitoral e os diversos problemas de largada na pré-campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) animaram aliados do tucano a especular mais firmemente sobre o apoio a Huck. Antes do Carnaval, o apresentador havia feito uma nova rodada de conversas com seus conselheiros, em especial o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que é o mentor intelectual da hipótese Luciano Huck.

FHC ponderou sobre as dificuldades da campanha durante um jantar, mas manteve o estímulo ao apresentador se lançar candidato. O ex-presidente foi criticado em alas de seu partido que viram no apoio uma constatação pública de pouca viabilidade eleitoral do governador paulista, que ainda enfrentará prévias com o prefeito Arthur Virgílio (Manaus).
FHC reagiu e disse apenas defender o diálogo e o arejamento da política, e manteve apoio a Alckmin. Mas o mal-estar com o decano do tucanato nem de longe passou.

O Estado