Deputado Leônidas Cristino (PDT), vai arrecadar recursos de campanha via doações pela internet


Está facultada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde o dia 15 de maio a arrecadação de recursos via internet para os pré-candidatos ou candidatos nas eleições deste ano por meio de financiamento coletivo ou crowdfunding, o que está sendo chamado de vaquinha eletrônica. O deputado federal Leônidas Cristino, pré-candidato à reeleição, vai lançar em breve esta opção para receber doações em um site na internet através de empresa autorizada pelo TSE para fazer o crowdfunding eleitoral.

Pela modalidade, somente Pessoa Física poderá fazer doação. Na campanha deste ano está proibida a doação de recursos procedentes de pessoas jurídicas; pessoas de origem estrangeira ou de pessoa física que exerça atividade comercial decorrente de permissão pública.

A legislação limita as contribuições a 10% (dez por cento) dos rendimentos brutos auferidos pelo doador em 2017. Respeitado esse limite de 10% (dez por cento) dos rendimentos brutos, o doador poderá contribuir com até R$ 1.064,00 por dia. Tão logo esteja no ar o site autorizado pelo TSE, já poderão ser feitas as doações, mas os recursos para as campanhas somente serão recebidos após o registro da candidatura na Justiça Eleitoral.

Sobral em Revista