-- ANUNCIE AQUI ! ---------------------------------------------------------------------------

05 julho 2018

25 municípios cearenses serão beneficiados com novas ambulâncias do SAMU


Resultado de imagem para Imagens de viaturas do SAMU

A renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará) foi anunciada pelo Governo do Ceará, durante a entrega dos veículos na manhã do último sábado, 30 de junho, no bairro Moura Brasil, em Fortaleza. Serão 28 novas ambulâncias para atender a população cearense com mais agilidade e segurança.
As novas Unidades de Suporte Básico (USB) contemplam 25 municípios: Capistrano, Eusébio (2), Guaiuba, Itapipoca (2), Maracanaú (2), Maranguape, Paracuru, Pentecoste, Redenção, São Gonçalo, Cascavel, General Sampaio, Icapuí, Itapajé, Ocara, Pacatuba, Paraipaba, Horizonte, Pacajus, Aracati, Aracoiaba, Baturité, Beberibe, Caucaia, Chorozinho.
De acordo com o governador Camilo Santana, a meta do governo é universalizar o atendimento do SAMU para os 184 municípios cearenses. “É um desafio diante do momento em que o Brasil vive, mas enquanto há estados diminuindo os serviços de saúde o Ceará está ampliando”, destaca.
Atualmente, o SAMU 192 Ceará dá cobertura a 136 municípios de 18 regiões de Saúde, com 13 bases regionais e 52 bases descentralizadas. A cada turno uma equipe de 225 profissionais (26 médicos, 30 enfermeiros, 89 técnicos de enfermagem e 80 condutores) garantem o atendimento de uma população equivalente a 5,6 milhões de habitantes no Estado. Cerca de 70% dos profissionais do SAMU são mulheres. Elas estão em todas as funções, inclusive naquelas em que os homens ainda são maioria.
A frota atual é de 100 veículos: 19 Unidades de Suporte Avançado (USA, UTI móvel), duas Unidades de Suporte Intermediário (USI), 54 Unidades de Suporte Básico (USB), 21 USB 4×4, duas motolâncias e dois aeromédicos. Este ano, até 31 de maio, as duas Centrais de Regulação das Urgências (CRU), no Eusébio e em Juazeiro do Norte, registraram 28.351 atendimentos. Em todo o ano passado, foram realizados 63.209 atendimentos nos 136 municípios atendidos.
Atendimento
Em dez anos, o SAMU 192 Ceará realizou 309.056 atendimentos de janeiro de 2008 a maio de 2018. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde, formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que prestam o socorro em qualquer lugar, seja ele privado (residências, locais de trabalho etc.) ou público (vias públicas), após chamada gratuita, feita através do 192.
Com informações do Governo do Estado. 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial