Ferroviário vence Ceará na estréia da Fares Lopes 2018



Deu Ferroviário no Clássico da Paz que deu o pontapé inicial na 9ª edição da Taça Fares Lopes, realizado na tarde deste sábado. Com gol solitário do volante Leanderson, o Tubarão da Barra venceu o Ceará por 1x0. Enfrentando um Vovô sub20 reforçando por jogadores não aproveitados no elenco principal, o Ferroviário fez valer o favoritismo e foi melhor na grande maioria do jogo.


O Ceará tem chances de se recuperar na competição na segunda-feira, 3, também no PV, contra o Iguatu. Já o Ferroviário volta a ter um clássico na próxima rodada. Enfrenta o Fortaleza, no PV, no domingo, 2.


No jogo deste sábado, o Tubarão começou tomando as ações do jogo, finalizando três vezes nos 12 primeiros minutos — incluindo uma de Edson Cariús, já dentro da área, que obrigou boa defesa de Diogo. Mas justamente após este lance, em contra-ataque, o Ceará devolveria. Romário chegou cara a cara com o goleiro, mas bateu mascado e deixou a bola fácil para Gleibson.


Os minutos seguintes seriam de equilíbrio, com chances de ambos os lados. Mas a partir dos 20 minutos, o jogo se tornaria sonolento. O marasmo só foi interrompido por Toni Galego, que mandou no travessão, aos 36. Porém, o placar não se alteraria ainda no primeiro tempo. No intervalo, o técnico Marcelo Villar colocou Siloé no lugar do também estreante Toni Galego — os únicos jogadores do Ferrão em campo que não estiveram na campanha da Série D, ao lado do meia Diogo Peixoto, que entrou no lugar de Valdeci no segundo tempo.


Na segunda etapa, o domínio coral foi ainda mais absoluto. No entanto, foi nos pés do Ceará que a grande chance do jogo, até então, surgiu, aos sete minutos. O volante Matheus Lira recebeu lançamento que o deixou cara a cara com o goleiro, dentro da área. Mas mandou em cima de Gleibson. A partir dali só daria Ferroviário. Os espaços começaram a aparecer e o time praticamente monopolizou a posse de bola. Faltava inspiração, todavia. O time quando não era burocrático, errava muito. Chutes de longe, como os de Valdeci, no 1º minuto da segunda etapa e Lucas Mendes, aos 11, foram as grandes armas do Tubarão e consagraram o goleiro Diogo como um dos grandes nomes do jogo. Ele só não conseguiu pegar o chute de Leanderson, aos 26, aproveitando rebote de bola alçada na área por Valdeci, em falta.


Dali em diante, o Ferroviário apenas administrou o jogo. Ainda finalizaria outras cinco vezes, mas não fez grande questão de ampliar o placar. Aparentemente sentindo fisicamente, o Alvinegro não conseguiu pressionar e sequer arriscou contra o gol de Gleibson após estar atrás do placar. A primeira vitória da Fares Lopes 2018 seria mesmo coral.


Ceará 0 x 1 Ferroviário

Gol: Leanderson, aos 26 do segundo tempo

Ceará 4-4-2: Diogo, Germano, Patrick, Igor, Fernando, Matheus Lira, Leonardo César, William (Paulo Sérgio), Eduardo, Kendy e Romário (Matheus Porto). Técnico: Luiz Felipe


Ferroviário

4-4-2: Gleibson, Lucas Mendes, Afonso, André Lima e Marcelo Bispo (Jean); Leanderson, Mazinho, Valdeci (Diogo Peixoto), Esquerdinha, Toni Galego (Siloé) e Edson Cariús. Técnico: Marcelo Villar