Série A: Times cearenses pela primeira vez na era pontos corridos



VITÓRIA contra o Paraná na 37ª rodada ajudou a garantir o Ceará na Primeirona JULIO CAESAR

O acesso do Fortaleza e a permanência do Ceará na elite do Brasileirão em 2019 - esta confirmada ontem a noite com o empate em 0 a 0 entre São Paulo e Sport - colocará os dois maiores clubes do futebol cearense juntos na Série A no ano que vem. Essa será a primeira vez que isso acontece desde 2003, quando a Primeirona passou a ser disputada no formato de pontos corridos.




Até este ano, Ceará e Fortaleza acumulam três participações cada na principal divisão do País no atual sistema de disputa. Além de 2018, o Ceará figurou na Série A em 2010 e 2011. Já o Tricolor, que voltará a jogar o Brasileirão após 13 anos, já esteve no grupo de elite em 2003, 2005 e 2006.FORTALEZA conquistou o acesso diante do Atlético-GO e o título da Série B contra o Avaí Cristiano Andujar/AE

Em termos gerais, Ceará e Fortaleza não jogam juntos a Primeira Divisão do Brasileiro há 25 anos. A última vez foi em 1993, quando a competição tinha outro formato de disputa, contando com 32 clubes ? 12 a mais que atualmente ?, divididos em quatro grupos. Na ocasião, o Vovô e Leão ficaram na mesma chave com outras seis equipes do Norte/Nordeste. Pelo regulamento, apenas os dois primeiros colocados passavam para a fase seguinte. O Vovô ficou em quinto, o Leão em oitavo e, assim, os dois foram rebaixados para a Série B de 1994.



Com Ceará e Fortaleza novamente juntos no Brasileirão, o futebol cearense terá o maior número de representantes entre os estados do Nordeste. Até agora, quatro nordestinos estão garantidos no Série A 2019: Fortaleza, CSA-AL (oriundos da Série B), Bahia e Ceará (times que já figuram na Série A e garantiram permanência para o próximo ano). O Sport ainda luta para manter Pernambuco na Série A. Já o estado da Bahia perdeu o Vitória, que foi rebaixado para a Segundona.



Levando em conta o restante do País, o Ceará é um dos poucos estados com mais de um time no Brasileirão 2019, ao lado de São Paulo (com quatro representantes), Rio de Janeiro (com três ou quatro), Minas Gerais (com dois ou três) e Rio Grande do Sul (com dois garantidos). Santa Catarina pode entrar nessa conta caso a Chapecoense se mantenha na Série A.



Ao todo, 17 das 20 vagas na Série A 2019 já estão definidas. Cinco times lutam para ficar com as últimas três vagas: Sport, Fluminense, Chapecoense, Vasco e América-MG.