Deputado José Guimarães(PT), ressalta o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 
A imagem pode conter: 1 pessoa, bicicleta, texto e atividades ao ar livre

Em seu primeiro governo, o presidente Lula comprometeu-se com as pessoas com deficiência. O acúmulo do PT para pensar políticas públicas partiu das centenas de experiências de governos populares e democráticos espraiadas por todo país e do acúmulo construído nos debates internos do partido a partir da participação de diversas lideranças vinculadas aos movimentos sociais.
Para dar conta das grandes demandas nacionais de diversos segmentos, o governo federal lançou as Agendas Sociais, e, dentre elas, a das pessoas com deficiência. Um programa que envolveu na época 7 ministérios e ações nas áreas da educação, saúde, inclusão social e acessibilidade. Foram 2,4 bilhões de reais em investimentos.
Neste período ganhamos também políticas em diferentes ministérios e provocamos a sociedade, dando evidência ao tema. Podemos destacar a Política Nacional da Saúde da Pessoa com Deficiência(2003), a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007), o Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana (2008), o Programa Turismo Acessível (2009) são diferentes exemplos do compromisso de diferentes pastas ministeriais.