Festival de Música, Gastronomia na Serra da Ibiapaba



Grupo Samba de Boteco vai se apresentar no festival Mel, Chorinho e Cachaça, em Viçosa do Ceará (Foto: divulgação)

A cerca de 350 km da Capital, na cidade de Viçosa do Ceará, a combinação entre música, gastronomia e tradição marca mais uma edição do Festival Mel, Chorinho e Cachaça. O evento, que atrai para Serra da Ibiapaba diversos turistas e visitantes, inicia amanhã, 20, e segue até o próximo sábado, 22. Toda a programação é gratuita e percorre alguns espaços da cidade, entre eles o Polo Cultural da Igreja do Céu.

Com a proposta de integrar o turismo, a cultura e o agronegócio da região, o evento também aproxima a música, a gastronomia local e os produtores de mel e cachaça da Ibiapaba. Nesta edição, o festival apresenta o tema "Noites boêmias" e realiza uma série de homenagens a personagens históricos de Viçosa do Ceará.


Realizado desde 2007, já passaram pelo evento cerca de 150 artistas, dentre eles grupos musicais e instrumentistas reconhecidos no País, como Demônios da Garoa, Dominguinhos, Grupo Época de Ouro, Diogo Guanabara; além de milhares de turistas e visitantes a cada edição. Neste ano, o festival anuncia, entre as atrações, o grupo Amigos do Samba e o músico cearense Adelson Viana.

Nos três dias de evento, também será possível saborear a culinária local. "Além da parte musical, teremos muitas oficinas gastronômicas, envolvendo insumos e produtos locais como os já conhecidos mel e cachaça", conta Fernando Elpídio, diretor do projeto.

O Festival Nacional Mel, Chorinho e Cachaça provoca ainda uma movimentação turística intensa nos municípios vizinhos, incluindo em sua programação a Rota Mirantes da Ibiapaba, composta por oito municípios da serra. De acordo com Fernando, todo o evento também foi pensado no sentido de valorizar Viçosa a partir de sua história e dos personagens da cidade. "Saideira para Zé Renato", "Palco Sr.Honorato Caldas" e "Palco Zé Músico" são alguns palcos que homenageiam chorões e boêmios que já fazem parte do imaginário local. (Ivig Freitas/Especial para O POVO)