Pela primeira vez na história , Fortaleza vence Santos e praticamente sela sua presença na Série A




A história foi escrita na Arena Castelão. Pela primeira vez na história, após 13 jogos, o Fortaleza venceu o Santos, nesta quarta-feira, 28. O placar de 2 a 1 a favor do Leão foi todo construído na segunda etapa da partida. Edinho, aos quatro, de falta, e Osvaldo aos 20, fizeram os gols do Tricolor. Já o Peixe respondeu com Sánchez, aos 23 da etapa final. O resultado garante o time cearense na 10ª posição do Brasileirão, com 46 pontos. Já o time paulista permanece na 2ª posição, com 38 pontos. A garantia na Série A em 2020 para o Fortaleza ainda depende de empate ou derrota do Cruzeiro contra o CSA, que jogam ainda nesta quarta-feira.

Na primeira etapa do jogo, as duas equipes foram bastante ofensivas e levaram perigo aos goleiros adversários. Enquanto o Santos trabalhava a bola e buscava infiltração pelas pontas, o Fortaleza apostava em contragolpes rápidos, conduzidos por Romarinho e Edinho. Felipe Alves fez grandes defesas e evitou o gol santista. Por outro lado, o goleiro Éverson e o travessão foi o responsável pelo zero no placar do Leão.

Contudo, as oportunidades mais agudas foram favoráveis à equipe visitante, que chutou três vezes na direção do gol, enquanto o mandante só acertou o alvo uma vez, com Romarinho.

Na etapa derradeira os gols começaram a aparecer. Logo aos quatro minutos, Edinho cobrou falta com precisão no ângulo superior esquerdo de Éverson, que chegou a tocar na bola, mas não evitou que a bola fosse para a rede. O jogo passou a ficar truncado no segundo tempo, com muitas faltas e cartões amarelos, dentro e fora de campo. O auxiliar de Rogério Ceni, o francês Charles Hembert, chegou a ser expulso de campo.

Com o gol sofrido, o time paulista passou a dominar a posse de bola. Mas foi o Tricolor quem marcou novamente. Romarinho fez jogada individual pela direita, cruzou para a área e Luiz Felipe, zagueiro santista, desviou para a entrada da área. Osvaldo entrou na área e finalizou para o gol, aos 20 minutos da segunda etapa.

A resposta santista foi quase imediata. Aos 23, Diego Pituca levantou a bola no centro da área e o uruguaio Carlos Sánchez cabeceou para o fundo do gol, diminuindo a diferença no placar.

O restante da partida foi de pressão do Santos, que ditou o ritmo da partida. Já o Fortaleza respondia com contragolpes perigosos, conduzidos pelos homens de velocidade da equipe.

Aos 39 minutos de jogo, Juninho cometeu pênalti em Evandro. O árbitro, com auxílio do VAR, confirmou a penalidade. Carlos Sánchez cobrou na trave, a bola rebateu no próprio batedor e Felipe Alves segurou a bola. O lance foi decisivo para o resultado final da partida. Ao final dos 90 minutos, o resultado se manteve inalterado, confirmando assim a vitória do Leão do Pici.

No próximo domingo, 1º de dezembro, o Fortaleza enfrenta o Goiás, no Serra Dourada, às 16 horas. Já o Santos, no mesmo dia, às 19 horas, recebe a Chapecoense na Vila Belmiro. Os jogos são válidos pela 36ª rodada do Brasileirão, a antepenúltima do torneio.

O POVO