Deputado Sérgio Aguiar lamenta anuncio do EUA retomada da tarifa sobre aço

Deputado Sérgio AguiarrFoto: Edson Júnior Pio
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) ressaltou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (03/12), o anúncio da retomada das tarifas, por parte dos Estados Unidos, sobre o aço e o alumínio que chegam do Brasil e da Argentina.
Segundo o parlamentar, o presidente dos EUA, Donald Trump, publicou na internet um comentário afirmando que “Brasil e Argentina teriam desvalorizado suas moedas e que, por isso, ele aumentaria as tarifas sobre os produtos”.
Sérgio Aguiar lamentou a postura do Governo Bolsonaro, que estaria prejudicando a economia nacional. “O Governo Federal está fazendo uma política barulhenta. São diversas discussões e estremecimento com outros países que estão prejudicando cada vez mais o Brasil”, assinalou.
O deputado salientou que a retomada da tarifa por parte dos EUA preocupa o setor metalúrgico do Ceará, já que os Estados Unidos são o principal destino das exportações de aço do Estado e consomem metade do volume enviado ao exterior. “Segundo dados do Ministério da Economia, de US$ 911 milhões em aço exportados de janeiro a outubro pelo Ceará, US$ 406 milhões foram para os EUA”, afirmou