Cid Gomes "fora" da eleição na Capital


Cid Gomes é atingido por disparos de arma de fogo em Sobral, no ...


O senador licenciado Cid Gomes (PDT) segue com domicílio eleitoral na cidade de Sobral. A manutenção do título do parlamentar na cidade natal, onde foi prefeito, encerra uma especulação criada ainda no ano passado sobre uma possível candidatura dele a prefeito de Fortaleza, na sucessão de Roberto Cláudio. A assessoria do parlamentar confirma o que Cid havia dito, por diversas vezes, em entrevistas.


Sem Cid no jogo eleitoral, cai por terra a primeira a primeira hipótese dos observadores dos movimentos eleitorais sobre a estratégia do PDT para tentar se manter à frente da Prefeitura de Fortaleza, a maior cidade governada pelo partido no Brasil.



Possibilidade

A Eleição deste ano, que mantida até aqui apesar das especulações, é vista como estratégica ao partido que prepara uma nova candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República em 2022. Para as pretensões do grupo político é fundamental manter a Capital.

Licença

Cid Gomes se licenciou do Senado no dia 12 de dezembro do ano passado e assumiu, interinamente, o comando local do PDT para preparar o partido ao embate de 2020. Entretanto, as articulações foram prejudicadas, primeiro, pela crise na segurança pública e o motim de policiais militares. O senador foi atingido por dois tiros no peito no episódio da retroescavadeira em Sobral. E, depois, pela pandemia do coronavírus que afetou as negociações partidárias.

Licença

O afastamento dele se encerra no dia 12 de abril. Já recuperado dos tiros, o senador pode reassumir o mandato no dia 13, após o feriado da semana santa. Ainda não há, entretanto, certeza sobre a volta dele neste dia. A conferir.

Inácio Aguiar