Medidas do novo decreto de isolamento social no Ceará devem ser definidas nesta sexta-feira (19)




Camilo afirmou durante live que as novas medidas já devem ser definidas nesta sexta-feira (Foto: Reprodução/Facebook)

Nesta sexta-feira, 19, a equipe de especialistas da área da saúde se reúne com o governador Camilo Santana (PT) para avaliar os indicadores do coronavírus no Ceará e definir medidas do novo decreto de isolamento social no Estado, que começará na próxima segunda-feira, 22. Atual decreto vale até domingo, 21. Expectativa de Camilo é anunciar as novas determinações ainda nesta sexta-feira.

O novo documento indicará os próximos passos do plano retomada da economia. "Vamos decidir quais são as medidas, quais regiões vão passar de fase, qual a realidade de cada região pra tomar essas decisões com muita responsabilidade, muito critério e sempre pensando em mitigar os efeitos da pandemia para a população cearense", pontua o chefe do Executivo Estadual.
Sobre o assunto


Atualmente, Fortaleza está na 1ª fase da reabertura, enquanto os demais municípios do Estado permanecem na fase de transição. A situação do Interior também deve ser analisada durante reunião nesta sexta-feira, 19. Preocupação do governo nas últimas semanas era com a região Norte, devido ao avanço de casos da Covid-19.

Em transmissão ao vivo, o governador repercutiu o início da pesquisa de soroprevalência da Covid-19 em Sobral nesta quinta-feira. Levantamento, que já começou em Fortaleza, aponta a o percentual de pessoas que já foram infectadas pelo coronavírus.

Os resultados da primeira fase da pesquisa na Capital, que coletou 3.300 amostras em domicílios, serão apresentados por meio de coletiva na manhã desta sexta-feira, 19. No total, serão coletados 9.900 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 em 39 bairros da Capital. Os domicílios foram selecionados de forma sistemática.
5 milhões de máscaras para o Estado

Durante live na noite desta quinta-feira, Camilo Santana anunciou que 5 milhões de máscaras serão distribuídas para famílias de baixa renda em municípios cearenses a partir desta sexta, 19. O governador afirmou que a entrega já está sendo alinhada com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). O equipamento de proteção será entregue às prefeituras de cada cidade.

O POVO