Região Norte é o novo foco das ações de combate ao Coronavírus no Ceará




Com aumento do número de casos e da ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), a macrorregião de Sobral, localizada no Norte do Ceará, tornou-se o foco das ações de combate ao novo coronavírus no Estado. O território está com 92,98% dos leitos de alta complexidade ocupados. Fortaleza tem atendido demanda de internações do Interior, conforme disse Dr. Cabeto, titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em coletiva por videoconferência na tarde deste domingo, 7.

O aumento da disseminação no Interior, nas últimas semanas, ocorre ao passo que Fortaleza tem apresentado tendência de estabilização. "Há uma ampliação dos casos em algumas regiões. Principalmente em municípios grandes da região Norte, como Acaraú, Massapê, Sobral, Camocim que são áreas vizinhas e estão em crescimento (de casos). Hoje, é o foco mais importante do Estado do Ceará", explica o secretário.



"Onde os casos estão aumentando no Interior, naturalmente alguns vêm para a região de Fortaleza. Isso tá acontecendo no Hospital Geral, Hospital de Messejana, Hospital Leonardo da Vinci e IJF", aponta.

O Ceará possui 64.271 casos e 3.982 mortes por Covid-19 até este domingo, 7 de junho. Os dados foram atualizados neste às 17h35min de hoje, pela plataforma IntegraSUS, da Sesa. Fortaleza é o município com o maior número de confirmações, com 27.411 casos confirmados e 2.458 mortes.

Do total de casos no Estado, a macrorregião de Sobral, que abrange 55 municípios, soma 10.926 confirmações, o que corresponde a 17%. O incremento na incidência da Covid-19 nas últimas semanas foi de 58,13% na macrorregião. Sobral é o segundo município cearense com maior número de casos, com 3.060 registros e 125 óbitos.
Isolamento

"Todas as atenções mais severas estão voltadas para lá (Região Norte). Tanto é que o decreto define isolamento restritivo ou seja, lockdown, e recomenda aos prefeitos que ampliem o isolamento e adotem o lockdown para que a gente tenha garantias que a rede pode dar conta", afirma.


Neste sábado, 6, foi anunciada a prorrogação do decreto de isolamento social por mais sete dias em todo o Estado a partir de segunda-feira, 8. Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema, municípios da Região Norte, terão o atual lockdown renovado. Medidas mais restritivas na mesma região serão recomendadas no novo decreto. Devido avaliação positiva da redução dos indicadores de coronavírus, a fase 1 do plano de retomada da economia em Fortaleza terá início na segunda-feira, 8.

Conforme Dr. Cabeto, "se houver qualquer indício de que estamos retrocedendo nos indicadores, podemos tomar medidas restritivas. Voltar para a fase anterior ou mesmo para o lockdown".

O POVO