Macrorregião de Sobral tem queda de indicadores

Ivo Gomes - Fui agora de manhã ao local onde estamos... | Facebook



Amacrorregião de Sobral, no norte do Estado, tem apresentado queda consistente nos indicadores da pandemia. São 37.684 casos confirmados e 1.012 óbitos em decorrência da infecção registrados nos 55 municípios que abrange. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) é de 72,96%. Unidades de saúde na região já mudam o perfil de leitos, que passam a atender outras patologias. Os dados são de atualização às 17h42min de ontem, 20, da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O Ceará contabiliza 147.818 casos de Covid-19 e 7.256 mortes pela doença.

Conforme Regina Carvalho, secretária da Saúde do município de Sobral, é possível observar queda nos indicadores há algumas semanas. "Houve crescimento acelerado de novos casos na segunda quinzena de maio e começo de junho. Com o platô, depois foi reduzindo com muita lentidão no final de junho e agora em julho já vemos uma queda considerável", avalia.

No Hospital Regional Norte (HRN), 34 leitos de UTI foram direcionados a outras necessidades. O Hospital de Campanha do HRN, com 29 leitos de enfermaria, foi fechado. "A gente tem percebido essa desaceleração também nos outros municípios. Mas Sobral está bem mais evidente", frisa. A situação, no entanto, não é homogênea na cidade. "As áreas da sede tem reduzido muito. Alguns distritos ainda têm mantido a procura com sintomas de síndrome gripal", compara.

"Acreditamos que Sobral está se comportando como Fortaleza. Uma descida lenta mas contínua. Mesmo com esses fechamentos de unidades para Covid-19, temos a segurança de manter o indicador de taxas de UTI com menos de 80%", pondera. O Hospital Francisco Alves, com 15 leitos de UTI e 35 de enfermaria, continua exclusivo para Covid-19. (Ana Rute Ramires)




Brasil

O País chegou a 81.487 mortes por Covid-19. Foram 1.367 óbitos incluídos nos registros em 24 horas. Foi a maior contagem de novos óbitos das últimas quatro semanas.

O POVO Online