Ocupação dos leitos de UTI no Ceará está quase no máximo





A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) no Ceará, segundo dados do IntegraSUS dessa sexta-feira (12), está em 89%. O número representa um aumento de oito pontos percentuais em relação à semana anterior, e de 20 pontos percentuais na comparação com o mês de janeiro. Praticamente, a porcentagem aumentou um ponto percentual a cada dia da semana.


Entre os hospitais do Estado, 17 estão com a taxa de ocupação das UTIs em mais de 90%, sendo que oito deles estão com todas as UTIs ocupadas. Nas UTIs destinadas a adultos, a taxa de ocupação chega 92,55%, já nas UTIs infantis e neonatais, a porcentagem é de 53,06% e 66,67%, respectivamente.
Nas redes sociais, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), se mostrou preocupado com o aumento da ocupação desses leitos. “O número de casos da covid-19 aqui em Fortaleza está aumentando muito, assim como no interior do Estado também. Todas as nossas UPAs e hospitais estão tendo um acréscimo a cada dia na quantidade de casos e na quantidade de internações. Esse aumento no número de casos pode representar um pico igual ao que tivemos em maio do ano passado”, afirma.
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) informou que, devido ao crescimento da demanda nos atendimentos de saúde, o Governo do Ceará está ampliando a rede pública de saúde do Estado com leitos exclusivos para atendimento aos pacientes com covid-19. Após ter quase 3.000 leitos no pico da doença, ano passado, o Estado iniciou 2021 com 327 leitos e, agora, conta com 491 leitos. “Até o final de fevereiro vamos chegar a 703 leitos de UTI exclusivos para esse tipo de atendimento em Fortaleza”, explicou.

Leitos de enfermaria
Os leitos de enfermaria, necessários para os cuidados iniciais da doença, estão com a ocupação em 62,37%, tendo os leitos destinados às crianças recém-nascidas todos lotados. Já os leitos de enfermaria destinados a crianças e adultos estão com a ocupação 64,26% e 62,33%, respectivamente.

Vacinação
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dessa sexta-feira (12), em Fortaleza, até o momento, 87.002 pessoas pertencentes aos grupos prioritários receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponibilizados (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca). No Ceará, esse número chega a 214.406, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Nesse sábado (13), teve início a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 para os profissionais de saúde no Centro de Eventos. Foram contemplados aqueles profissionais que receberam a primeira dose nos primeiros dias da campanha, iniciada em 18 de janeiro. No local, também continuará a vacinação na modalidade Drive Thru para idosos acima de 75 anos.

Comentários