Bolsonaro e Lula empatam tecnicamente em dois turnos, aponta pesquisa




Lula da Silva/ Bolsonaro (Foto: Sérgio Lima/PODER 360) (Foto: Foto: Sérgio Lima)

O ex-presidente Lula (PT) empata com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em cenários de primeiro e de segundo turnos, em 2022, aponta pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 12.

O capitão da reserva totaliza 27% das intenções de voto, ao passo que Lula soma 25%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. A pesquisa foi publicada pelo site do Valor Econômico.


É o primeiro levantamento do instituto XP/Ipespe desde que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar o petista, restabelecendo com isso seus direitos políticos. Se não prescrever, o processo recomeçará da estaca zero na Justiça Federal de Brasília.



Num contexto de segundo turno, repete-se o empate, com Bolsonaro numericamente à frente de Lula: 41% a 40%.

Em outras projeções de segundo turno, o atual presidente fica atrás numericamente apenas de Sergio Moro: 31% a 34%. Vence, porém, o petista Fernando Haddad (40% a 36%), Luciano Huck (37% a 32%), o pedetista Ciro Gomes (37% a 32%), o psolista Guilherme Boulos (40% a 30%) e o tucano João Doria (39% a 29%).

O Ipespe ouviu 800 pessoas por telefone entre os dias 9 e 11 de março.

 O POVO 

Comentários