Confira o que volta a funcionar a partir desta segunda-feira (12), no Ceará





Após isolamento social rígido, o Ceará inicia, nesta segunda-feira (12), a flexibilização da retomada das atividades econômicas não essenciais. No entanto, o isolamento continua com toque de recolher diariamente de 20 horas às 5 horas e nenhuma atividade funcionará aos finais de semana. A decisão foi anunciada pelo governador Camilo Santana e o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, no último sábado (10).FOTO LUCAS MOURA / ARQUIVO O ESTADO CE


“O isolamento não é só um decreto. Para que dê certo vai depender da atitude de cada cidadão. Vamos ter o toque de recolher das 20 horas às 5 horas todos os dias, de segunda a domingo, e o isolamento social rígido volta no fim de semana. Cabe a cada um de nós fazer nosso papel, para que esta liberação gradual, que nesta semana terá serviços em horários diferenciados para reduzir a pressão no sistema público de transporte, seja efetivada e que não haja retrocesso”, ressaltou Camilo Santana.


Na Capital, a partir de hoje, restaurantes, comércio de rua e shoppings voltam a funcionar com capacidade de 25% e horários diferenciados para não aumentar as aglomerações nos transportes coletivos. De acordo com o decreto, o comércio de rua abre de 10 horas às 16 horas e shoppings de 12 horas às 18 horas. Os restaurantes de rua, funcionam de 10 horas às 16 horas e nos shoppings, de 12 horas às 18 horas, com limitação de seis pessoas por mesa.


Já os restaurantes de hotéis e pousadas, funcionarão de 16 horas às 20 horas diariamente, incluindo sábado e domingo, apenas para atendimento dos hóspedes. O controle dos atendimentos cabe a cada estabelecimento.
Para os demais municípios cearenses, o governo alterou o decreto no domingo (11) para permitir o funcionamento do comércio das 7 horas às 13 horas. Segundo o documento, o horário alternativo é para atender as realidades diferentes de cada localidade.


Ensino
Na rede de ensino, as aulas presenciais foram liberadas para crianças de quatro a cinco anos da educação infantil e para o 1º e 2º ano do ensino fundamental, sendo limitada a 35% da capacidade. “O retorno à atividade presencial de ensino se dará sempre a critério dos pais e responsáveis, devendo os estabelecimentos oferecerem aos alunos a opção pelo ensino presencial ou remoto, garantida sempre, para aqueles que optarem pelo ensino remoto, a permanência integral nessa modalidade”, diz o decreto.
Fica determinado, ainda, que as atividades liberadas sejam desenvolvidas em ambientes abertos, com circulação de ar. Também fica estabelecido que, a partir de hoje, a construção civil iniciará as atividades às 8 horas.


Igrejas
As igrejas também foram liberadas a voltarem a funcionar no Ceará, desde que atendem a apenas 10% da capacidade, mantendo a recomendação para que as celebrações continuem ocorrendo através de transmissão virtual.


Fechados
Entre as atividades que continuam fechadas incluem as academias, barracas de praia, cinemas, parques aquáticos, museus e teatros, públicos ou privados. Os espaços públicos, como praças, calçadões, areninhas, praias e outros, permanecerão fechados durante o isolamento social.

O Estado 

Comentários