Deputado Sérgio Aguiar (PDT), comemora recuperação da indústria cearense




Deputado Sérgio AguiarFoto: José Leomar

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) afirmou, em pronunciamento durante o primeiro expediente da sessão plenária realizada de forma híbrida na manhã desta quinta-feira (06/05), que a recuperação da indústria no Ceará está “muito além dos índices do Nordeste”. A afirmação teve como base reportagem veiculada no jornal Diário do Nordeste que aponta a recuperação da Indústria no Ceará com ínices que ultrapassam as médias regional e nacional.


Sérgio Aguiar explicou que, com base nos dados Pesquisa Industrial Mensal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial cearense cresceu 4,9% durante o primeiro bimestre de 2021, em comparação com os dois primeiros meses de 2020, quando ainda não vivíamos a pandemia de covid-19. O crescimento econômico, segundo ele, deve continuar durante o mês de maio e se intensificar durante o segundo semestre.

Esse crescimento, observado ainda com base na pesquisa, pode ser constatado desde o ano passado. Ele informou que o Produto Interno Bruto do Ceará (PIB) do Ceará, por exemplo, cresceu 16,7% durante o terceiro trimestre de 2020, ficando acima da média nacional, que alcançou uma alta de 7,7% durante o mesmo período.

“Esses crescimentos se devem, sem sombra de dúvida, aos auxílios conquistados pelos representantes dos estados junto ao Governo Federal e, no caso do Ceará, graças às oportunidades que o governo estadual tem gerado para amenizar os efeitos da crise junto à população”, defendeu.

O parlamentar ressalta que os setores que mais cresceram foram aqueles dependentes dos consumidores de renda mais baixa. “Com o auxílio emergencial, essa parcela da população passou a ter condição de consumir suas necessidades básicas. A renda e a capacidade de consumo no Brasil despencariam se não fosse o auxílio emergencial”, avaliou.

Sérgio Aguiar anunciou, ainda, que as 300 unidades habitacionais do Conjunto Habitacional Residencial III, projeto de iniciativa da Prefeitura de Camocim, serão entregues ainda este semestre, e já tiveram a vistoria realizada. Ele lembra que o projeto foi uma iniciativa da gestão da ex-prefeita Mônica Amorim, e que será continuado na gestão da prefeita Betinha Magalhães.

Ele lembrou, ainda, que no próximo dia 8 de maio é celebrado o Dia Nacional do Turismo, e comemorou a possibilidade de, em breve, o setor, que foi muito prejudicado pela pandemia de covid-19, voltar a fluir, no que diz respeito ao turismo doméstico.

Dia 8 de maio, também de acordo com Sérgio Aguiar, serão comemorados os 63 anos de emancipação política do município de Palhano. “Nesses últimos tempos, o município tem se unido, da classe política aos diversos setores da sociedade civil, como agricultores, trabalhadores domésticos e estudantes, com o fim de promover uma maior proteção a todos durante esse momento de pandemia. Será um aniversário diferente, mas que ainda assim merece ser celebrado”, disse.

Comentários