José Guimarães : Camilo 'pode estar convivendo com inimigos traiçoeiros'








O deputado federal José Guimarães (PT), uma das principais lideranças petistas no Ceará, declarou nesta quinta-feira (24) que o governador Camilo Santana (PT) “pode estar convivendo com inimigos traiçoeiros” e que “precisa olhar com cuidado”. A mensagem foi publicada em sua conta do Twitter.

A declaração surge em meio a um momento inquieto no cenário político local, às vésperas da saída de Camilo do cargo – para que possa disputar uma vaga no Senado em outubro deste ano – e nos últimos dias da chamada janela partidária, período no qual parlamentares podem trocar de partido sem que haja prejuízos a seu mandato. Com isso, articulações entre partidos e mudanças nos bastidores estão a todo vapor, incluindo dentro da base do governo estadual.

Conforme a Veja, o deputado assegurou que a mensagem não é direcionada a Ciro e Cid Gomes, principais líderes do grupo político de Camilo – “Não é com eles”, disse o petista. O arco de aliança do atual governador, no entanto, é amplo, de modo que vários agentes podem ser os apontados pelo parlamentar. Há, por exemplo, na base governista, aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) no plano nacional.

Dentro do PT, existe um movimento que prega que o partido rompa a aliança que existe hoje com o PDT e lance candidato próprio ao Governo do Estado, sendo os principais expoentes dessa tese os deputados federais Luizianne Lins e José Airton Cirilo. O deputado José Guimarães, no entanto, não compactua com essa ideia e é parte do grupo que efetivamente viabiliza que a aliança com os pedetistas se mantenha no estado.

Comentários