Sindienergia aponta possibilidades de aumento em torno de 11% nas contas de energia





O Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE) estimam aumento de aproximadamente 11%. O aumento anual dos preços das tarifas de energia, que tinha sido comunicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve acontecer em cerca de 30 dias no Estado.Foto: Pixabay

As causas apontadas são o agravamento da crise hídrica do ano passado e as dívidas contraídas com as distribuidoras de energia termelétrica com a finalidade de suprir a carência energética.


O presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz, diz que a dependência da geração advinda das hidrelétricas ainda é muito alta. “Hoje, solar e eólica representam, juntas, 13,8% na nossa matriz energética e cerca de 57% da energia gerada no país ainda advém das hidrelétricas, uma fonte de energia limpa, mas limitada e dependente de boas chuvas”, diz Queiroz.

Queiroz aponta que a solução para situação energética brasileira seria o desenvolvimento de fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica.

O ESTADO 

Comentários