Deputado Moisés Braz (PT), destaca o 25 de maio " Dia do Trabalhador Rural "




O dia de hoje tem um significado especial para mim. Nasci em uma família de agricultores, profissão através da qual construí a minha vida, primeiro na lida diária, depois na luta sindical e agora como representante legítimo da categoria em um espaço institucional de poder. Como deputado estadual no Parlamento Cearense, é principalmente para dar vida diga aos milhões de trabalhadores da minha categoria que dedico grande parte da minha energia diária.
Para além de destacar a importância do trabalhador rural perante à sociedade, muitas vezes pouco reconhecido e valorizado, o 25 de Maio serve também para denunciar a condição atual da grande maioria de famílias da agricultura familiar brasileira.
No Brasil de hoje, os trabalhadores rurais estão quase abandonados. Desmonte de políticas públicas para a Agricultura Familiar (fim do MDA), extinção da reforma agrária, falta de financiamento, precarização nas relações de trabalho e supressão criminosa de direitos trabalhistas e previdenciários compõem o panorama que se arrasta desde o golpe de 2016.
[...] Para mudar a realidade de agricultores e agricultoras familiares do Brasil, a tarefa é árdua. Não podemos mais aceitar sermos tidos como um dos maiores produtores de alimentos do mundo enquanto tanta gente amarga miséria e exclusão nas zonas rurais.
Em outubro teremos mais uma vez a chance de mudar essa história. Viva os trabalhadores rurais brasileiros! Viva a agricultura familiar!

Comentários