Síndrome de Méniére ; conheça a doença rara do Padre Fábio de Melo




Otorrinolaringologista do Itaigara Memorial fala sobre a doença, que tem como sintomas vertigem incapacitante, náusea e vômito, sensação de pressão no ouvido, perda de audição flutuante e zumbido constante



Tribuna da Bahia, Salvador

Foto: Divulgação


O rosto inchado do Padre Fábio de Melo chamou a atenção nos últimos dias e virou um dos assuntos mais comentados das redes sociais após o religioso aparecer no programa Altas Horas. No início, chegou a cogitar-se que ele havia passado pelo procedimento de harmonização facial, mas a informação foi desmentida e ele revelou ter sido diagnosticado com a Síndrome de Ménière há 10 anos.“Os principais sintomas da Síndrome de Ménière são episódios de vertigem (sensação de rotação ou de movimento e perda de equilíbrio) seguidos por perda de audição flutuante, zumbido e sensação de ouvido tapado semelhante à produzida pela diferença de altitude”, explica o otorrinolaringologista do Itaigara Memorial Hospital Dia, Dr. Paulo Dorea.

Esta síndrome geralmente se manifesta apenas de um lado do labirinto, mas também pode acometer os dois. Já as crises geralmente duram de 30 minutos a 8 horas. Ainda de acordo com o Dr. Paulo Dorea, embora não exista um tratamento específico para cura da Síndrome de Ménière, algumas medidas podem ser adotadas com o objetivo de prevenir crises, como limitar sal, álcool e café na dieta.

A hidratação é muito importante também devendo o paciente deve ingerir diariamente cerca de 35 ml de água por quilo de seu peso. atividade física regular, quando fora de crise, é essencial.

Para controle dos sintomas, medicamentos como a betahistina e alguns diuréticos são utilizados. Em casos selecionados, o corticosteróide é também uma opção terapêutica. Foi em decorrência do seu uso que o Padre Fábio de Melo acabou apresentando o inchaço no rosto. O medicamento causa a retenção de líquidos no corpo. Já para os casos refratários (quando as medicações não controlam os sintomas recorrentes) alguns procedimentos cirúrgicos como a injeção intratimpânica de corticóide, descompressão do saco endolinfático e a neurectomia vestibular podem ser indicados.

É importante que o otorrinolaringologista seja consultado assim que surgirem os primeiros sinais indicativos da doença, pois somente desta forma é possível iniciar o tratamento para alívio dos sintomas e prevenção de novas crises. No Itaigara Memorial, o paciente encontra uma equipe especializada de otorrinolaringologista, que irá identificar o tratamento mais adequado para cada caso.

Comentários