Pesquisa Ipec: Lula chega a 48% dos votos e aumenta vantagem para Bolsonaro , que permanece com 31%


Candidatos à presidência: Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet Foto: Arte
O Globo



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega à última semana do primeiro turno com uma vantagem de 17 pontos percentuais para o presidente Jair Bolsonaro (PL), aponta pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira. O petista tem 48% das intenções de voto, enquanto 31% dizem preferir o atual presidente.

Segundo o Ipec, Lula oscilou um ponto para cima em relação à última pesquisa, quando tinha 47% dos votos. Bolsonaro, por sua vez, se manteve com o mesmo percentual. Nos últimos três levantamentos, o atual presidente marcou os mesmos 31% dos votos.


Além de Lula e Bolsonaro, o Ipec apontou que Ciro Gomes, do PDT, tem 6% das intenções de voto, um ponto a menos, e está empatado tecnicamente com Simone Tebet, do MDB, que é a preferida de 5% do eleitorado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Soraya Thronicke (União) e Felipe D'Ávila (Novo) têm 1% das intenções de voto cada. Os demais candidatos não pontuaram. De acordo com o levantamento, 4% dos eleitores diz que irá votar nulo ou em branco e outros 4% ainda estão indecisos.

A pesquisa Ipec ouviu 3.008 eleitores entre os dias 25 e 26 de setembro e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela "TV Globo" e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01640/2022

Comentários