PT pode estar atuando para levar o Abolição no 1º turno







A agenda do ex-Presidente Lula da Silva consta que ele vai estar hoje, sexta feira, na Bahia e no Ceará. Na Bahia, o candidato dele ultrapassou ao candidato ACM,Neto. Dizem de lá, os jornalistas que seguem a campanha que a virada pode ser drástica com a presença do Lula em Salvador, fendo comício para o petista de lá. Já aqui, uma pesquisa contratada, ou liderada pela CNN, do instituto Atlasintel, mostra um crescimento vertiginoso do candidato dele, Elmano de Freitas, passando de passagem por Roberto Cláudio e agora pelo sr. Wagner, que passou todo o tempo como ponteiro de diversas empresas que fazem pesquisas eleitorais.

Nos últimos dias, porém, esse números foram revertidos, com queda de Wagner e Roberto Cláudio e essa subida vertiginosa do petista. Analistas mais cuidadosos apostam que isso de Lula vir de última hora, teria a ver com o tal crescimento de Elmano, que se especula poder inclusive vencer a eleição logo no primeiro turno. A agenda da focus.jor,quando mostra os números colhidos pro Atlasintel, faz essa especulação.

Elmano chega a 45,1% dos votos válidos na AtlasIntel/CNN e pode vencer no 1º turno, diz a manchete da focus.
Veja a pesquisa AtlasIntel/CNN no Ceará com os quadros da pesquisa estimulada, votos válidos e a série temporal. No dia 1º de outubro, a parceria Focus/AtlasIntel vai divulgar nova pesquisa. Uma crescida substancial na reta final da disputa pelo Governo do Ceará levou o candidato Elmano de Freitas a ficar numa posição de potencial vencedor da disputa ainda no primeiro turno. É que o candidato do PT saiu de 34% em 17 de setembro para para 43,6%, um crescimento de praticamente dez pontos percentuais, na pesquisa que foi finalizada no dia 28 (quarta-feira).

O que se verifica favorável a Elmano é um crescimento substancial na reta final da disputa. Portanto, montado em uma tendência que pode perdurar até o dia da votação, em dois de outubro. Importante lembrar, que a candidatura do petista ainda vai receber o impulso da visita de Lula nesta sexta-feira, 30. Na pesquisa de hoje(ontem), a AtlasIntel/CNN mostra Elmano com 12 pontos percentuais à frente do Capitão Wagner e com o dobro das intenções de voto dedicadas a Roberto Cláudio. O concorrente mais direto do petista, o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), no mesmo período de tempo caiu de 39% para 32%. O terceiro colocado, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), até que melhorou a sua posição crescendo numericamente, dentro da margem de erro, de 18% para 20%.

O Estado 

Comentários