Santa Casa de Misericórdia de Sobral passa a ser administrada pela prefeitura




Ação se deve pela interrupção de vários serviços essenciais na saúde para toda a Região Norte do Estado, como os tratamentos de câncer. Gestão municipal reforça ainda as dívidas adquiridas em decorrência de grave desorganização por parte da então gestão do hospital.


Por g1 CE





Santa Casa de Misericórdia de Sobral, no Ceará. — Foto: Luiz Queiroz



A prefeitura de Sobral, na Região Norte, divulgou nesta quinta-feira (29) que vai assumir a gestão da Santa Casa de Misericórdia da cidade. A informação foi publicada nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial do Município. Atual gestão já passa a assumir a unidade a partir desta quinta-feira.

De acordo com a gestão municipal, a ação se deve pela interrupção de vários serviços essenciais na saúde para toda a Região Norte do Estado, como tratamentos de câncer. A unidade de saúde atende mais de 54 municípios da Região Norte, com uma população composta por aproximadamente 1,8 milhão de pessoas.



A prefeitura ainda reforça que a intervenção torna-se necessária diante das dívidas adquiridas em decorrência de grave desorganização por parte da então gestão do hospital.


Ameaça de paralisação

Em junho deste ano, a administração da Santa Casa da Misericórdia informou que poderia paralisar as atividades por conta de dívidas. Na ocasião, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), usou as redes sociais para negar uma possível paralisação das atividades da unidade de saúde pública.


"Ao povo de Sobral e da zona norte: Tenho sido perguntado a respeito de boatos, mais uma vez em período eleitoral, acerca de eventual paralisação de serviços da Santa Casa de Sobral. Deixe-me dizer algo definitivo: isso jamais vai acontecer", disse na época.


Santa Casa de Sobral corre o risco de fechar as portas


Nova gestão e permanência de funcionários


A prefeitura afirmou que a Santa Casa de Misericórdia está agora sob a direção da enfermeira e ex-secretária da Saúde de Sobral, Regina Carvalho. Além disso, assegurou, ainda, a permanência na instituição de todos os colaboradores e prestadores de serviço, que poderão continuar em seus postos de trabalho normalmente, com exceção da diretoria destituída.

Comentários