Em 6 meses , Ceará teve 589 casos de câncer de mama




Anualmente o mês de outubro é marcado pela campanha do “Outubro Rosa” que visa a conscientização da importância da prevenção do câncer de mama. De acordo com a mastologista Dra. Aline Carvalho, presidente da Sociedade Cearense de Mastologia, o melhor caminho para evitar mortes pela doença é a prevenção. “A mamografia é o principal método de rastrear a doença em estágios iniciais , diminuindo assim as chances de morte”, afirma.

Nesse contexto, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) revela que o câncer de mama é a primeira causa de morte entre as mulheres brasileiras. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (SESA), somente no primeiro semestre de 2022, na faixa etária de 50 a 69 anos, 589 casos da doença surgiram no Ceará. No mesmo período, 317 tratamentos foram iniciados. “Aqui no Ceará, 50% das mulheres que iniciam o tratamento, o fazem em menos de 60 dias após o diagnóstico”, informou a secretaria.

Durante todo o ano de 2021, ocorreram 2.197 diagnósticos e 2.016 tratamentos. A Dra. Aline Carvalho conta que, em 2020, como um reflexo da pandemia, houve redução de 70% na realização do exame de mamografia. “Temos ainda muita dificuldade de acesso das mulheres no SUS para a realização da mamografia. O medo de realizar o exame também interfere na baixa cobertura mamográfica”, relata.

É válido destacar que, quando descoberto no início, as chances de cura chegam a 95%. Porém, com o avanço da doença há maior chance de metástase e menor sobrevida. Por isso, a médica chama atenção para sintomas como alterações de cor e textura da pele das mamas, nódulos palpáveis e retração recente dos mamilos.

Solidariedade
Em Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza, uma associação sem fins lucrativos atua há 13 anos como rede de apoio para pacientes com câncer de mama e seus familiares. “A ‘Deusas da Mama’ é formada por cerca de 52 vitoriosas, sobreviventes, e voluntárias. Realizamos palestras, rodas de conversas, lives informativas e mantemos o projeto de doação de prótese mamária externa de silicone para pacientes que fizeram a mastectomia e ainda não realizaram a reconstrução mamária”, conta a presidente Dadynha Saturnino.

No dia 22 deste mês, em evento, a associação estará recebendo alimentos, lenços, turbantes e mechas que serão repassados para pacientes. “Para fazer a diferença na vida de alguém você só precisa se importar, se colocar no lugar do outro. Cada ‘Deusa’ é importante e inspira outras pessoas através de suas histórias de superação e luta pela vida. Você nunca saberá quantas vidas ajudou a transformar, mas elas saberão”, afirma a presidente.

Saturnino destaca que, apesar da dificuldade de receber o diagnóstico, é possível vencer o câncer de mama. “As ‘Deusas da Mama’ são mulheres com histórias de vitória que inspiram, são exemplos reais que o câncer não é imbatível. Você também vai conseguir passar por isso sorrindo e nunca estará sozinha”, pontua.
Além das próteses e mechas, a “Associação Deusas da Mama” também recebe doações de cestas básicas, perucas e é possível prestar auxílio financeiro pelo Pix CNPJ 19065530000146.



Campanha
Como forma de adesão ao Outubro Rosa, o Instituto de Prevenção ao Câncer (IPC) vai intensificar o contato com o interior para que mais mamografias sejam realizadas. Em Fortaleza, o laboratório Emílio Ribas também aderiu a campanha e, a cada mamografia realizada, uma será doada para mães de alunas assistidas pela ONG Edisca. Em 2021, a mesma ação possibilitou que 47 mulheres realizassem o exame.
Por Yasmim Rodrigues

O Estado 

Comentários