12 líderes mundiais já estão confirmados para posse de Lula




Nesta quarta-feira, 07, o grupo que organiza a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve acontecer no dia 1º de janeiro de 2023, confirmou que 12 líderes mundiais já são presença garantida na cerimônia. Entre os líderes estão presidentes de países como Alemanha, Portugal, Argentina e Angola. Na América Latina, a equipe busca uma forma de convidar o líder venezuelano, Nicolás Maduro.
Foto: Reprodução/Instagram

É válido ressaltar que, no caso da Venezuela, em 2019, o presidente Jair Bolsonaro cortou relações diplomáticas com o país e proibiu a entrada de altos funcionários do regime no Brasil. Por isso, o embaixador Fernando Luís Lemos Igreja, que participa da organização da posse, explicou que a transição está discutindo internamente uma forma de convidar Maduro.



Além dos países já citados, também devem comparecer os representantes do Chile, Colômbia, Cabo Verde, Timor-Leste, Bolívia, Costa Rica, Guiné-Bissau e Espanha, que confirmou a presença do Rei Felipe VI.

O Itamaraty afirmou que convidou líderes de países que mantém relações diplomáticas com o Brasil, além de outras figuras de autoridade que não estão mais no poder, como o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Ao todo, são esperadas aproximadamente 300 mil pessoas no evento.

Artistas brasileiros como Pabllo Vittar, Valesca Popozuda, Paulinho da Viola, Margareth Menezes, Martinho da Vila e Gaby Amarantos foram anunciados como participação na cerimônia. O PT chegou a criar uma vaquinha virtual para cobrir os gastos do evento.

O Estado 

Comentários