Lula dá posse a ministros no Planalto e assina decretos


Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá 37 ministros. Cerimônias de transmissão de cargo serão realizadas ao longo desta semana
Mayara Oliveira
Flávia Said


Rafaela Felicciano/Metrópoles


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse à equipe ministerial neste domingo (1º/1). As cerimônias de transmissão de cargo de cada ministro serão realizadas ao longo desta semana.


O primeiro escalão de Lula será composto por 37 ministros — 14 a mais do que o registrado no governo de Jair Bolsonaro (PL).






O novo presidente também assinou decretos e medidas provisórias, como a MP que mantém a desoneração de combustíveis por 60 dias.

A posse de ministros ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Durante o rito, cada ministro da equipe de Lula era chamado para assinar o respectivo termo de posse. Antes, Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto, recebeu a faixa presidencial de um grupo de representantes da população brasileira, discursou no parlatório e cumprimentou chefes de Estado.


O primeiro integrante da Esplanada dos Ministérios do atual presidente a ser empossada foi Sonia Guajajara, que chefiará o Ministérios dos Povos Originários.

Após o protocolo, Lula e a equipe ministerial posaram para a tradicional foto oficial do presidente com os ministros do governo. O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), que também é ministro da Indústria e Comércio Exterior, participou do registro fotográfico.

Metrópoles 

Comentários