Camilo faz 1ª visita ao Ceará como ministro da Educação






O ministro da Educação Camilo Santana (PT) veio ao Ceará nesta quinta-feira (23) pela primeira vez desde que assumiu o posto no governo federal, no início deste ano. Na ocasião, ele visitou o campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e tratou do reajuste da merenda escolar e da proposta de valorização da educação básica na atual gestão.
Após visitar a estrutura do Instituto, o ex-governador voltou a ressaltar o investimento nesse setor da educação como prioridade do atual governo. “Nós queremos reforçar a educação básica. Não podemos mais permitir que apenas um terço das crianças brasileiras aprendam a ler e a escrever na idade certa”, disse o ministro na ocasião.
Camilo também falou sobre o reajuste da merenda escolar, que não tem aumento desde 2017, e defendeu ampliar o debate a respeito da reforma do ensino médio. O percentual do reajuste da merenda escolar já está definido e deve ser anunciado pelo presidente Lula em breve. O ministro também se encontrou com um grupo de estudantes do grêmio estudantil, que apresentou demandas ao titular da Pasta. “A nossa prioridade será olhar com carinho não só para o centro estudantil, mas para a estrutura dos institutos federais. Já conversei com o reitor para garantir recursos. Vou trabalhar muito para isso”, disse ele.
O ministro foi recebido pelo reitor do IFCE, Wally Menezes, e por uma comitiva de técnicos que apresentou os principais programas da instituição. Na sequência, visitou laboratórios de referência do Instituto. No Laboratório de Conectividade, Camilo conheceu um projeto em fase de desenvolvimento, parceria do IFCE com a Anatel e o Ministério das Comunicações, que tem como objetivo estruturar uma rede de telecomunicações do Nordeste com uma diversidade de provedores, operadoras e tecnologias em áreas remotas, com aplicações híbridas em rádio, fibra e satélite.
Segundo Camilo, a missão do MEC é garantir que “até o final do governo do presidente Lula todas as escolas de ensino básico no Brasil estejam conectadas não só com internet de banda larga, de alta velocidade, mas também com equipamentos das escolas e com a plataforma digital de ensino para que os nossos alunos e professores possam ter acesso à conectividade”.
Ele ainda vistoriou as obras do restaurante acadêmico do campus Fortaleza, um projeto de mais de 60 anos. O restaurante, no valor de R$ 1,5 milhão, tem capacidade para receber até 720 pessoas, entre estudantes, professores e servidores do órgão.
2024
Perguntado sobre perspectivas para a eleição municipal de Fortaleza em 2024, o ministro disse considerar que ainda é cedo para tratar das disputas eleitorais. O deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, deu declaração recentemente garantindo que o PT terá candidato próprio à Prefeitura de Fortaleza no ano que vem.
Camilo disse também, em entrevista ao Diário do Nordeste, que a relação entre PT e PDT no Ceará “está ótima, até onde eu sei”, apesar do racha entre as duas legendas no período pré-campanha de 2022. Os partidos romperam uma aliança de 16 anos por discordâncias sobre a escolha do candidato do PDT a governador. Corre nos bastidores, em meio a isso, discussões sobre as possíveis candidaturas em 2024 – uma delas sendo a de indicar o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão (PDT), para disputar o pleito, na perspectiva de conseguir unir os dois partidos para a disputa.

 


Comentários