Cid quer aprovar no senado proposta de Ciro Gomes para reduzir endividamento



Parlamentar cearense propõe que dívidas com juros sejam sanadas após pagamento de 100% do valor contratado




Legenda: Cid Gomes apresentou o projeto tratado como promessa de campanha do seu irmão Ciro, em 2022
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado



Começou a tramitar no Senado um projeto de lei (n° 217/2023) do senador Cid Gomes (PDT) que pretende reduzir o endividamento dos brasileiros com o juros do cartão de crédito. A ideia é que, quando a soma dos valores já pagos atingir o dobro da dívida original, o consumidor terá quitado o seu débito junto ao banco.

Nesta segunda-feira (6), o senador repercutiu o projeto e ressaltou que foi inspirada nas pautas do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) durante a campanha à presidência da República em 2022.


"Essa foi uma ideia apresentada pelo Ciro na campanha do ano passado, inspirada em normas inglesas que vigoram desde 2015 e protegem os consumidores da ganância dos bancos e instituições financeiras. Deu certo lá, certamente dará muito certo aqui no Brasil", escreveu Cid nas redes sociais.

Um exemplo simples do que poderá ocorrer caso a lei do senador cearense seja aprovada: se alguém deve mil reais, quando pagar 2 mil, a dívida será considerada quitada.






O parlamentar defende que é "urgente resolver a questão do endividamento das famílias brasileiras para que a economia do País volte a crescer".

“O superendividamento é um drama que afeta milhões de cidadãos e resulta tanto da situação de crise econômica vivenciada pelo país quanto das altíssimas taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras", defendeu Cid Gomes.

DN 

Comentários