Juz da Lava Jato determina que Eduardo Cunha terá que devolver seis carros de luxo


O novo juiz da Lava Jato, Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, determinou que o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, deve entregar seis carros de luxo à Justiça. Entre os veículos de Eduardo, estão dois Porshe Cayenne, um Ford Fusion, um Ford Edge, uma Hyundai Tucson e um Passant Variant Turbo. Os carros deverão ser entregues em até cinco dias uteis, pois são considerados produtos de crime pelos procuradores.

Foto: (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os carros estavam registrados em uma empresa chamada ‘Jesus.com’. Cunha havia sido preso em 2016, por conta da Lava Jato. O novo juiz responsável pelo caso falou sobre a decisão acerca dos automóveis do ex-presidente da Câmara dos Deputados, “Revogo, por conseguinte, o respeitável despacho judicial deste Juízo Federal (nos autos de pedido de prisão preventiva de Eduardo Cunha 5052211-66.2016.4.04.7000 – decisão do evento 03 do então juiz federal Sérgio Moro) o qual havia autorizado que o acusado Eduardo Cunha (e seus familiares) ficassem na posse dos veículos de luxo”, disse Appio.

“Vale frisar que, embora Eduardo Cunha já tenha sido objeto de busca e apreensão por ordem do Supremo Tribunal Federal, a repetição da diligência é pertinente, tendo em conta que o elemento “surpresa” da segunda busca e apreensão pode torná-la mais efetiva. Além disso, no presente momento, a medida visa arrecadar dinheiro em espécie e possíveis objetos adquiridos com produto do crime, como automóveis, joias, artigos de luxo”, complementa o texto.

Quando Cunha foi preso de forma preventiva, por conta da Lava Jato, o Ministério Público Federal pediu a apreensão de oito veículos do parlamentar. A quantia acumulada nos bens somavam mais de R$ 1 milhão na época. Em junho de 2016, o então deputado teve os bens bloqueados durante as investigações da Lava Jato, dentro de ação de improbidade apresentada pela operação

 

Comentários