Tin Gomes estenda lista de ex.deputados empossados em cargos


Tomou posse no Conselho de Administração do Centro Estadual de Abastecimento do Estado do Ceará (Ceasa-CE), nesta segunda-feira (20), o ex-deputado estadual Tin Gomes (PDT). O pedetista é mais um dos parlamentares que foram derrotados na eleição de 2022 e indicados a postos no governo Elmano de Freitas (PT), desde que ele assumiu o cargo em janeiro deste ano.

Na última sexta-feira (17), foi realizada a reunião do Conselho de Administração da Ceasa que oficializou o nome do ex-deputado, além do novo diretor administrativo-financeiro, João Paulo Bezerra Gomes. Os nomes foram eleitos pela quase totalidade dos 11 votos dos conselheiros, havendo apenas uma abstenção. A indicação dos novos gestores veio de Elmano, que também reconduziu aos cargos os diretores Pedro Henrique Moreira (Comercial), Tarcísio Nélio de Paiva (Técnico-operacional) e Daniel Baima (Planejamento).

“Acabei de participar da reunião remota do Conselho da Ceasa, que ocorreu a aprovação do meu nome para Presidente do Conselho e da Ceasa e o nome do João Paulo para Diretor Financeiro. Quero agradecer ao Governador Elmano de Freitas pela indicação e aos conselheiros por referendarem”, publicou Tin Gomes após a reunião.

Ele, no entanto, não é o único caso do tipo, com os ex-deputados Leonardo Araújo (MDB), Audic Mota (MDB), Walter Cavalcante (PV), Acrísio Sena (PT) e João Alfredo (Psol) também já tendo sido atendidos em ocasiões anteriores. Leonardo Araújo agora é Assessor Especial de Assuntos Federais no governo; Audic é Assessor Especial do Desenvolvimento Regional; Walter Cavalcante virou Assessor

Especial de Assuntos Institucionais; Acrísio fica a cargo do Centro de Ensino Tecnológico (Centec); e João Alfredo assumiu a presidência do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (Idace).

As indicações dos aliados passam por articulações de dentro dos partidos, de modo a contemplar nomes que contribuíram com a campanha e que são considerados relevantes dentro das estruturas partidárias e da base do governo. Todos os nomes acima citados integram a aliança partidária que elegeu Elmano em 2022: o MDB indicou a vice-governadora Jade Romero para a chapa, enquanto o PV está federado com o PT do governador e o Psol retirou candidatura própria para apoiar o então candidato petista.

O caso do PDT de Tin Gomes, se não é tão simples, também não tem sido impedimento para o partido ser contemplado com cargos no novo governo. Apesar de pedetistas e petistas terem rompido na esfera estadual às vésperas da campanha do ano passado, uma reaproximação efetivada ainda em 2022 garantiu a indicação de três nomes do partido a secretarias do governo estadual. A sigla, no entanto, hoje não integra oficialmente a base governista, devido a um núcleo – liderado pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, derrotado por Elmano na disputa de 2022 – que prefere se manter na oposição.


 

Comentários