Ceará lança edital para combater a fome



Uma das promessas de campanha do governador Elmano de Freitas (PT) foi o combate à fome. Para enfrentar esse problema, ele lançou, nessa terça-feira (25), três meses após a posse, edital de chamamento público para selecionar até 39 unidades gerenciadoras, que serão responsáveis por coordenar as unidades sociais de produção de refeições (cozinhas sociais).

A meta do governo é beneficiar 100 mil pessoas diariamente, com a oferta de comida pronta para consumo, por meio de até 1.298 unidades, que serão divididas em 39 lotes. “Nós vamos ter entidades que vão cadastrar cozinhas para poder ter o oferecimento de refeições para quem está passando fome. Eu quero dizer para você, que está fazendo o trabalho voluntário, em um bairro, em uma cidade do interior, em um distrito, para que você acompanhe, porque com essas entidades, que serão cadastradas, vocês poderão se credenciar e, a partir delas, você receberá o apoio para fazer as refeições e distribuir para as famílias carentes perto de onde você está atuando”, disse Elmano.

A atuação será em sistema de mútua cooperação, a partir de processo seletivo que se dará por meio da avaliação e da seleção das entidades, em caráter eliminatório e classificatório. As unidades a serem selecionadas precisarão de estrutura, capacidade técnica e gerencial específicas para a função.
A rede abrangerá 184 cidades cearenses, nas 14 Regiões de Planejamento do Ceará. O programa terá investimento de R$ 89 milhões. O público-alvo serão pessoas em situação de vulnerabilidade, que sejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais e também aquelas identificadas por meio de busca ativa feita por entidades sociais e outros parceiros no município.

O Estado

 

Comentários