Após indecisão, Carlo Ancelotti será o novo treinador da Seleção Brasileira




Após um longo período de indecisão, Carlo Ancelotti será o novo técnico da Seleção Brasileira a partir de 2024. O desfecho acontece depois de uma série de encontros na última semana entre o presidente da [lgfqCBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues e o italiano que atualmente comanda o Real Madrid. O técnico europeu ainda tem mais um ano de contrato a cumprir com o time espanhol, iniciando o seu trabalho no plantel nacional após terminar as suas obrigações com a equipe do velho continente. Foto: Divulgação

Enquanto Carlo Ancelotti não assume o cargo, a CBF planeja colocar um treinador interino que pode ser escolhido a dedo pelo italiano para comandar a seleção até a chegada do italiano. Um dos cotados para o cargo é o ex-jogador Paulo Roberto Falcão, atualmente diretor técnico do Santos. O antigo atleta já treinou o time nacional em 1991, sendo amigo do técnico europeu que jogou junto nos tempos de atleta. No momento atual, o Brasil está sendo dirigido pelo técnico Ramon Menezes de forma temporária.

Ainda existe a possibilidade da equipe principal ser comandada por Ramón, não está claro se o italiano terá algum papel nesse comando, mesmo que a distância e de forma informal.


A seleção brasileira já teve, no passado, três técnicos estrangeiros. Mas todos foram chamados para um curto período. O uruguaio Ramón Platero foi responsável por convocar e dirigir a equipe no Sul-Americano de 1925. O português Jorges Gomes de Lima, o Joreca, comandou o time em dois amistosos contra o Uruguai, em 1944. O argentino naturalizado brasileiro Filpo Nuñez era técnico do Palmeiras que representou o Brasil, em 1965, em amistoso diante do Uruguai. A partida fazia parte da festa de inauguração do Mineirão.

Meia revelado pela Roma, Ancelotti fez história como integrante do Milan que tinha o trio de holandeses: Ruud Gullit, Marco van Basten e Frank Rijkaard. Venceu duas vezes a liga italiana 1988 e 1992 e a Champions League de 1989 e 1990. Já havia sido campeão nacional com a Roma em 1983.

Como técnico, é campeão italiano (Milan), inglês (Chelsea), espanhol (Real Madrid), alemão (Bayern de Munique) e francês (PSG). Também ganhou o principal torneio europeu pelo Milan (2003 e 2007) e pelo Real Madrid (2014 e 2022)

O Estado

 

Comentários