CLP: Com a nota máxima, Sobral lidera levantamento nacional sobre educação





O Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023, feito pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com a Gove e a Seall, colocou Sobral na primeira posição em em uma lista de 410 cidades brasileiras avaliadas quanto à qualidade da educação. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (23). Outro município cearense que se destacou no ranking é Iguatu, que ficou em quarto lugar no índice de acesso à educação. As duas cidades cearenses tiveram as posições mais altas da região Nordeste.

Na análise do ranking, Sobral ficou com nota máxima (100) no Ideb tanto nos anos iniciais como anos finais do Ensino Fundamental, além de nota 96,43 no Ideb Ensino Médio e nota 47,15 no Enem. Esse destaque se soma a outros índices positivos na educação que o município conquistou. Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Sobral tem 30 escolas municipais de Ensino Fundamental I entre as 100 melhores do Brasil, além da maior nota do país nos anos finais do Ensino Fundamental II. O município conquistou ainda o primeiro lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb).


Para a deputada estadual Lia Gomes (PDT), esses resultados são fruto de um trabalho de longa data das gestões municipais, com planejamento, criação de metas e financiamento.

A deputada cita ainda outras medidas adotadas na área da educação pelo município como a participação dos pais no processo escolar, o tratamento individualizado dado a cada criança e fortalecimento dos professores


 


Comentários