Desfile de 7 de setembro 2023 reúne 50 mil pessoas em Brasília; veja como foi

Desfile de 7 de setembro 2023 reúne 50 mil pessoas em Brasília; veja como foi

Cerimônia teve início às 9h, com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva

Escrito por Redação 
Desfile de 7 de setembro
Legenda: Desfile de 7 de setembro reuniu cerca de 200 autoridades e convidados, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, em Brasília, reuniu cerca de 50 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, na manhã desta quinta-feira (7), segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência. De acordo com Polícia Militar do Distrito Federal, não houve registro de ocorrências.

O desfile, que teve início às 9h e durou cerca de 2 horas, teve a presença de cerca de 200 autoridades e convidados, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, chefes de poderes e representantes das Forças Armadas.


Este foi o primeiro 7 de Setembro deste mandato de Lula e o governo possuia objetivos específicos. A mensagem deste ano foi ressaltar a união nacional, a democracia e a relação institucional entre o poder civil e as Forças Armadas.

Todo o desfile foi acompanhado pela TV Brasil, que também fez transmissão simultânea pelo próprio canal da emissora no Youtube.

Veja:

Antes mesmo do desfile, as comemorações pela Semana da Pátria tiveram início na sexta-feira (1º) com a abertura da Exposição da Independência. Na mostra, foram expostos equipamentos militares como embarcações, carros de combate, armamentos e aeronaves.

Confira os quatro eixos temáticos do desfile:

  • paz e soberania
  • ciência e tecnologia
  • saúde e vacinação
  • defesa da Amazônia

Detalhes da cerimônia

No início da cerimônia deste 7 de setembro, o Hino Nacional foi executado, as tropas das Forças Armadas fizeram passagem, com veículos e aeronaves, e escolas públicas do Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros, desfilaram em Brasília.

Enquanto isso, a abertura foi realizada pela Fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas, os Dragões da Independência, e pelo coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília. 

O fogo simbólico da pátria foi conduzido pelo medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio 2020, o terceiro sargento Hebert Conceição, que também esteve junto de esportistas e alunos dos colégios militares de Brasília.

Além disso, mais de 550 alunos de escolas públicas do DF participaram do momento, que terá como um dos pontos altos a demonstração acrobática da Esquadrilha da Fumaça.

Segurança

Um esquema especial de segurança, com intervenções no trânsito e revistas, foi montado especialmente para a data. O policiamento nas proximidades da Esplanada dos Ministérios foi reforçado, assim como os atendimentos de emergência e de delegacias específicas para ocorrências.

Itens como garrafas de vidro e lata, armas de brinquedo, drogas ilícitas e substâncias inflamáveis, por exemplo, assim como outros itens, também foram proibidos entre os que passarem pelo local.

DN



 

Comentários