Período de estiagem: dois municípios entram em estado de emergência no Ceará


Itapajé e Irauçuba foram as duas cidades identificadas, nesta segunda-feira (05), em estado de emergência pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Esse cenário foi determinado devido ao período prolongado de chuva numa determinada região, que gera desequilíbrios hidrológicos. O quadro foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Foto: Reprodução

Também foi divulgado pelo Distrito Federal que a cidade de Itapajé estará em estado de calamidade pública até o dia 13 de setembro devido às fortes precipitações que ocorrem após o período de chuva intensa. No mês de março de 2023, o município teve ruas e casas tomadas por inundações, quando foi decretada, pelo Governo Federal, a Emergência (SE) e Estado de Calamidade Pública (ECP). 

No Nordeste, 53 municípios entraram em estado de emergência durante o primeiro semestre de 2023. Bom Jesus da Lapa, Bom Jardim e São Raimundo Nonato apresentaram estiagem. NO Ceará, outras cidades que também registraram desastres foi o Vale do Curu, Capistrano e Umirim.

Causas 

Os desastres ambientais nas regiões do Nordeste são, na maioria das vezes, determinadas pela quantidade de chuva. Quando há muita quantidade de água nos rios e lagos provocados pela alta intensidade de chuva, denomina-se o período de estiagem, no qual ocorrem enchentes. Por outro lado, quando há longo período sem chuva para abastecer a necessidade hídrica da região, é determinado o período de seca

O Estado 

 

Comentários