Procuradoria da Mulher chega ao Município de Sobral







A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) do Município de Sobral (Região Norte) foi inaugurada, na noite dessa segunda-feira (18), durante solenidade na Câmara Municipal, com a presença da procuradora especial, deputada Lia Gomes (PDT). A PEM foi criada em 2012, pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para promover projetos e ações voltados aos direitos do público feminino.
“A gente já viajou por vários municípios do Ceará e eu fico muito feliz com vereadoras e procuradoras que eu tenho conhecido. Mulheres envolvidas com a causa, informadas e empoderadas. Feliz, também, por encontrar homens, presidentes de câmaras, prefeitos e vereadores que nos tem dado apoio na abertura desses equipamentos de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, ressaltou Lia.



A deputada destacou a importância dos espaços para fortalecer a rede de acolhimento às mulheres vítimas de violência. “A instalação desses equipamentos garante o acolhimento e o encaminhamento de denúncias de violência contra as mulheres, além de atuar com campanhas educativas de prevenção e enfrentamento, tendo em vista que em alguns municípios, a Procuradoria Municipal é o único equipamento voltado para o atendimento especializado às mulheres em situação de violência”, afirma Lia.
A PEM atende vítimas de violência, orienta sobre os direitos e oferece todo o suporte jurídico e psicossocial. Também promove campanhas educativas sobre a violência de gênero para profissionais da educação, saúde, segurança pública e outras instituições.



A Procuradoria busca ampliar o número de unidades nos municípios cearenses. No momento, existem 94 Procuradorias implantadas e 29 em implantação, totalizando 123.
A Câmara de Sobral também recebeu, nessa segunda-feira, o Projeto Donas de Si, realizado pelo Instituto Future e patrocinado pela Alece, por meio da PEM e da Sala do Empreendedor. O projeto tem o objetivo de incentivar a prática do empoderamento e empreendedorismo feminino, com geração de renda e independência financeira para as mulheres por meio de seminários.

“Um dos fatores que faz com que as mulheres se sujeitem a relacionamentos abusivos é a dependência econômica e financeira do abusador. Então, às vezes, em casa, ela faz um bolo, uma comida ou um artesanato para vender e, com o projeto, ela pode ter acesso a um empréstimo com juros baixos para que ela possa incrementar esse negócio. Com o Donas de Si, a gente busca trazer uma independência financeira para que essa mulher possa quebrar o ciclo da violência, para que ela possa se sustentar, manter sua família e viver uma vida com dignidade e sem violência”, afirma Lia Gomes.


O atendimento pode ser feito via agendamento, por meio do ZAP DELAS: 85 – 99814.0754. O presencial é na sede da PEM, na Av. Desembargador Moreira, 2930-A, bairro Dionísio Torres, Fortaleza. O atendimento virtual é prioritário para as mulheres que moram no interior do Ceará.


 



Comentários