Comitiva internacional conhece a educação de Sobral


Nessa segunda-feira (6) uma comitiva internacional chegou a Sobral para conhecer a transformação educacional no município localizado na Região Norte do Ceará. Durante cinco dias, o grupo de, aproximadamente, 40 lideranças de 22 nacionalidades, representando 29 organizações filantrópicas e organismos internacionais, participa de evento cuja iniciativa é do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação e do International Education Funders Group (IEFG), além de contar com a parceria do Governo do Reino Unido e das fundações Bill & Melinda Gates e Zenex.

Durante a semana, essas lideranças irão dialogar com a comunidade escolar, com a equipe da Secretaria Municipal de Educação local e com as lideranças políticas que criaram as condições para que Sobral se tornasse referência mundial. As atividades estão sendo organizadas em colaboração com a Prefeitura e contarão com a participação do prefeito Ivo Gomes (PDT) e do secretário Herbert Lima, que também compartilharão experiências com a comitiva.

Nesta terça-feira (7), a equipe deve acompanhar a sessão de estreia do documentário “Construindo Amanhãs”, que relata a revolução educacional do município, seguida de conversa entre duas lideranças educacionais locais com a cineasta Júlia Vellutini, diretora do filme. Terá ainda visitas a unidades educacionais rurais e urbanas, como Centros de Educação Infantil, Escolas de Ensino Fundamental I e II e de Educação em Tempo Integral. Lideranças da filantropia e da área da educação terão espaços de fala e trocas.

A programação inclui também discussões sobre alfabetização, mudanças sistêmicas e o papel da filantropia em contribuir com a garantia de aprendizagem com qualidade e equidade em países do sul global. Segundo a diretora-executiva do Centro Lemann, Anna Penido, a imersão é uma oportunidade para fazer as lideranças filantrópicas refletirem sobre o que pode gerar transformação educacional efetiva em nações com alto nível de desigualdade e baixos resultados de aprendizagem. O evento também se propõe a fomentar uma ação mais articulada entre organizações que investem em educação, para que possam gerar ainda mais impacto, sempre considerando o contexto de cada país e o protagonismo dos atores locais.

“O desejo de organizarmos esta viagem partiu da nossa convicção de que mergulhar presencialmente em uma experiência bem-sucedida alimenta a esperança de que é possível promover uma educação de qualidade com equidade para cada estudante, mesmo em contextos adversos”, justifica Penido. “Sobral ainda é uma exceção positiva no Brasil e no mundo, e a trajetória do município pode ser inspiração para transformar a realidade educacional em muitas outras cidades e países em todo o sul global”, completa.

Referência
Sobral se tornou exemplo de como a combinação entre compromisso político, gestão estruturada e mobilização social pode transformar a educação mesmo em contextos socioeconômicos desfavoráveis. Ao identificar que boa parte dos alunos não aprendia a ler, o município mirou na erradicação do analfabetismo e se tornou um dos exemplos mais bem-sucedidos em educação do Brasil.
Em 2000, 49% dos alunos das escolas públicas sobralenses aprendiam a ler na idade certa. Esse número subiu para 92% em apenas quatro anos, taxa que se mantém sustentável. Em 2005, a cidade ocupava a 1.366ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Depois de 12 anos, alcançou a primeira colocação entre os 5.570 municípios brasileiros.

Na última edição do Ideb, em 2021, Sobral obteve nota 8 em uma escala de 0 a 10 no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), bem acima da média nacional (5,9). Também ocupou o primeiro lugar no Índice Brasileiro de Oportunidades Educacionais, com nota 6,7, também superior à média nacional (5).

 

Comentários