Juiz é afastado após acusações de assédio por colega, advogada e estagiárias



Juiz é afastado após acusações de assédio por colega, advogada e estagiárias
Juiz Odijan Paulo Goncalves Ortiz teria importunado sexualmente quatro mulheres no ambiente de trabalho, em espaços públicos e por meio das redes sociais
Escrito por Redação , 19:10 - 16 de Novembro de 2023 Atualizado às 19:38
País

Legenda: Por meio da defesa, o juiz negou as acusações
Foto: Reprodução


O juiz Odijan Paulo Goncalves Ortiz, da 1ª Vara Criminal de Vacaria, foi afastado pela Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) após denúncias de assédio e importunação sexual. De acordo com informações do portal Gaúcha Zero Hora, as vítimas seriam quatro mulheres: uma juíza, uma advogada e duas estagiárias.


As denunciantes afirmaram que os episódios envolvendo as condutas inapropriadas de Ortiz teriam ocorrido no ambiente de trabalho, em espaços públicos e nas redes sociais.
Por meio da defesa, o juiz negou as acusações. O advogado de Ortiz, Rafael Maffini, afirmou que ele "sempre pautou sua atividade profissional pela correção de sua conduta, respeito e dedicação incondicional ao trabalho". Sobre as denúncias, Maffini disse que a "defesa manifesta-se no sentido de que será demonstrada a inocorrência das infrações imputadas".
Denúncias


A primeira denúncia contra Ortiz foi feita em maio deste ano, por uma colega de magistratura. Na ocasião, um processo foi instaurado e corre em sigilo no TJRS e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

DN

 

Comentários