Mais de 241 mil cearenses farão prova do Enem no domingo


De acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ceará representa 6,2% das inscrições de todo o país para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá o primeiro dia de provas no próximo domingo, 05. Ao todo, são 241.978 inscritos que farão o teste em 119 municípios cearenses. Somente em Fortaleza, são aproximadamente 74 mil. O Inep detalhou que o Estado dispõe de 718 locais de prova e 8.575 salas de aplicação.

Entre os participantes do Ceará, as mulheres são maioria, respondendo por 56% das inscrições. Outro dado que chama a atenção é que 78,4% das pessoas foram isentas da taxa de inscrição, benefício este concedido para aqueles que estavam matriculados no 3º ano do ensino médio em uma escola da rede pública; que fizeram todo o ensino médio em tais unidades educacionais ou como bolsistas integrais em colégios privados; ou ainda, que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Alunos que terminaram o 3º ano em 2023 representam 45,1% dos inscritos e outros 38,2% já concluíram os estudos. Conforme as informações divulgadas pelo Inep, as faixas etárias com o maior número de candidatos são, respectivamente, estudantes de 17 e 18 anos. O grupo que engloba pessoas entre 21 e 30 anos aparece em terceiro lugar, com mais de 37 mil inscrições.

No domingo, além da redação, os estudantes que prestarem o Enem responderão 45 questões da prova de linguagens e códigos e 45 questões sobre ciências humanas. O psicólogo André Carneiro esclarece que os fatores emocionais podem impactar significativamente o desempenho no exame. “As emoções podem afetar a capacidade cognitiva, a concentração e a tomada de decisões. Ansiedade, estresse e alta pressão dos pais e professores fazem com que muitos alunos tenham o desempenho prejudicado durante as provas do Enem”, explica.

Por isso, o especialista defende que cuidar da saúde mental é fundamental, principalmente, próximo às provas. “É importante manter uma rotina saudável com alimentação balanceada, prática de atividades físicas e momentos reservados para socialização. Ter no mínimo 8 horas de sono por noite também faz parte dos cuidados com o corpo e a mente. Devemos sempre lembrar que é normal sentir nervosismo antes de uma prova importante. Aceite esses sentimentos, mas não permita que domine sua mente”, aconselha.

Dicas
O professor Igor Dantas trabalha com jovens do ensino médio e acredita que estudar conteúdos na véspera poderá provocar mais preocupação. “A ansiedade é o maior desafio. Por isso, o candidato deve descansar ao longo da semana que antecede o exame […] A melhor forma de revisar assuntos é assistir a um filme, um episódio de seriado ou a um documentário, o que poderá ajudar, por exemplo, no repertório sociocultural da redação ou trará à memória assuntos relacionados à prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e também à de ciências humanas”, pontua, lembrando sobre a necessidade de portar mais de uma caneta preta de material transparente e um documento oficial com foto para acessar o local de prova.

Flavianne de Sousa dá aula no ensino médio estadual e argumenta que a produtividade um dia antes da prova não irá salvar ou derrubar ninguém. “Esse momento final é muito importante e deve ser mantido o foco na saúde mental. Quanto ao conteúdo em si, a resolução de questões ajuda bastante. É importante ressaltar que é normal não saber responder tudo o tempo todo. Então, quando houver uma resposta que o aluno não saiba, não é momento de desespero, mas sim de buscar uma explicação prática para aquele assunto em questão que ainda não há domínio”, afirma. “A saúde mental faz toda diferença no dia da prova. O segredo é descansar, revisar de forma mais lúdica e confiar no potencial. Cada um dando o seu melhor”, defende a professora.

Para casos de nervosismo durante o teste, André Carneiro orienta que os participantes busquem uma respiração profunda e lenta, repetindo tal processo diversas vezes. Além disso, pode-se aplicar a técnica de visualização positiva. “Imagine que está respondendo as perguntas da prova com confiança e acertando as respostas. Isso pode reduzir a ansiedade e aumentar a autoconfiança”, afirma o psicólogo, acrescentando que manter a hidratação, evitar a pressa e focar no presente podem ser estratégias aliadas para controlar as emoções.

Por Yasmim Rodrigues

 

Comentários