Prefeitos e parlamentares participarão de evento do TCEduc

Prefeitos e parlamentares participarão de evento do TCEduc

segunda-feira, 06 de novembro 2023


Prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados, vereadores e demais cidadãos participarão do encerramento das ações do TCEduc 2023, que ocorrerá na próxima sexta-feira (10), a partir das 8h, na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). O evento é uma realização do Instituto Plácido Castelo (IPC) do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE).

A abertura da solenidade terá como palestra principal “O TCE nos municípios como agentes de capacitação e aperfeiçoamento dos gestores públicos”, conduzida pelo conselheiro do TCE/BA, Inaldo Paixão. As inscrições estão abertas e podem ser feitas, de forma gratuita, por meio do Sistema de Gestão Educacional (Siged), cuja página na internet é https://siged-ipc.tce.ce.gov.br/evento/previstos.
Ainda no evento, haverá apresentação do balanço do programa TCEduc 2023, que contemplou os 184 municípios cearenses e contou com a participação de instituições parceiras. Também será apresentado vídeo com a dinâmica da construção, novo formato, calendário e tema para os cursos do TCEduc 2024.
Além disso, o IPC lançará cinco cursos de especialização na modalidade a distância para 2024: Auditoria e Controle Interno, Controladoria Pública, Contabilidade Pública, Gestão Pública e Gestão Pública Municipal. A ação é fruto do acordo de cooperação entre o TCE/CE e a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Na ação, foi aprovada a oferta de cinco turmas de 36 alunos para cada um dos cursos, com 180 vagas por curso e 900 vagas no total. O início das atividades está previsto para fevereiro do ano que vem.
Sustentabilidade
Também na sexta-feira, o Tribunal de Contas certificará as iniciativas ganhadoras do Selo TCE Ceará Sustentável 2023. No total, 34 boas práticas estão habilitadas a receber o reconhecimento. O objetivo é incentivar a elaboração de instrumentos de planejamento de Políticas de Sustentabilidade, como o Plano de Logística Sustentável (PLS) e a realização de ações relativas com esses instrumentos, e a aderência a um ou a mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)

O Estado

 

Comentários