Sérgio Aguiar destaca mudanças climáticas e início da COP 28 em Dubai


Deputado Sérgio Aguiar (PDT) - Foto: Junior Pio

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) manifestou, no primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (29/11), a preocupação em torno das discussões sobre mudanças climáticas na COP 28, que começa na quinta-feira (30/11), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

A conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas reunirá diversas nações do mundo para debater estratégias que visem mitigar as ações humanas para redução de gases do efeito estufa, além de reforçar práticas que ajudem a diminuir os riscos das ameaças climáticas na população global e que pensem em soluções para a transição de matrizes energéticas menos poluentes para o planeta.

"Vão estar sendo discutidos temas de fundamental importância para que possa haver diminuição nos efeitos dos gases de efeito estufa que irão comprometer sensivelmente a camada de ozônio e, por conseguinte, fazer com que o aquecimento global influencie o clima de uma forma geral em todo o mundo", relatou.

O parlamentar lembrou que o estado do Ceará estará representado na cúpula mundial do meio ambiente por uma missão diplomática da Alece liderada pela primeira-dama do Legislativo estadual, Cristiane Leitão. Além disso, Sérgio Aguiar, que preside a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), explicou que a entidade também participará do evento com membros dos parlamentos das unidades federativas do Brasil.

Sérgio Aguiar ressaltou ainda que os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil daqui a dois anos, quando a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) será realizada em Belém do Pará. O deputado alertou para a importância de o País e o Ceará preservarem o meio ambiente e darem condições para a execução de políticas públicas que visem reduzir os impactos das mudanças climáticas. 

Os deputados Queiroz Filho (PT) e De Assis Diniz (PT) colaboraram com a discussão fazendo menção às possíveis consequências da atuação do fenômeno El Niño no Ceará. Os parlamentares destacaram a preocupação com os danos à agricultura e pecuária e reforçaram o preparo que deve haver para enfrentar a estiagem.

 

Edição: Adriana Thomasi

 

Comentários