Cidade medieval europeia que está sendo contruida em Umirim , pelo professor Oscar Rodrigues




O que é a cidade medieval europeia que surge em pleno sertão cearense

Apaixonado pela história medieval, o professor e empresário Oscar Spíndola construiu castelo ao estilo da época na cidade de Umirim.


Por Gioras Xerez, g1 CE

14/01/2024 04h07 Atualizado há uma hora







Muralha que lembra castelos medievais europeus protege campus universitário no sertão cearense — Foto: Fazenda Thanks/Divulgação


Castelos, torres, brasões, estandartes inspirados diretamente do período medieval europeu inspiram uma "cidade" em construção no sertão cearense, na cidade de Umirim. Antes mesmo da conclusão, o local já atrai turistas e visitantes, que se questionam do se trata o local.



A cidade tem réplicas fiéis de um castelo medieval, escultura de um guerreiro templário, ponte levadiça e até um calabouço. O empreendimento foi ideia do professor e empresário Oscar Spíndola Rodrigues Júnior, 67 anos, natural de Sobral e apaixonado pelo medievo.





Cidade de inspiração medieval chama atenção no interior cearense — Foto: Fazenda Thanks/Divulgação


O professor Júlio Barros, formado no Centro Europeu De Restauro de Monumentos em Rasfeld, na Alemanha, é um dos coordenadores da obra. O objetivo é construir um campus universitário com todas as características da Europa de mil anos atrás. Algumas áreas terão também inspiração no Brasil colonial.


"Tudo foi inspirado na época tardomedieval [fase final da Idade Média], como a Ilha da Madeira de Portugal. Aquelas edificações têm significado especial porque registram parte da memória, relembram a história dos templários."







Brasões medievais adornam muralhas de cidade medieval no Ceará — Foto: Fazenda Thanks/Divulgação



Os visitantes vão poder passear pelas muralhas ameadas, que lembram as muralhas que resguardavam os tesouros de castelos. Quem for até o restaurante da cidade pode jantar em um ambiente adornado pelos brasões dos templários e clãs do período.


Os dormitórios, praças e espaços abertos também têm inspiração medieval e elementos que lembram construções antigas.

Ainda não há data definida para conclusão da cidade.





Visitantes da cidade medieval cearense vão pode passear por muralhas e corredores que simulam ambiente de castelo medieval europeu — Foto: Fazenda Thanks/Divulgação


Brasil Colônia





O Brasil Colonial e Imperial também inspirou o empresário em Umirim, no sertão do Ceará. — Foto: Thank's/Divulgação


Além das obras medievais, há réplica de uma cidade do Brasil Colonial, um dos destaques do ambiente. Como explica Júlio Barros, as construções vão do Brasil de 1740 até a chegada da família imperial portuguesa, em 1808. Todos os detalhes das casas, incluindo fechaduras e lustres, são réplicas do período histórico.

"O Brasil colonial é eclético e muito fundamentado também pelos exemplos dos mestres de Dom José de Sobral. Então, nós captamos, eu que sou pesquisador, estudioso, conheço Sobral há muito tempo, e a gente pesquisou, identificou, todas as técnicas são resgatadas."



O historiador afirmou que os engenheiros estudaram a fundo as obras de Debret e toda a história que envolve as épocas Colonial e até a Imperial.



"Nós temos uma série de edificações partir de 1740 que é a segunda fase do Barroco até o neoclassicismo, com a chegada da família imperial em 1808, e o Debret com a escola de arte Universidade de Arte, no Rio de Janeiro", afirmou.





Foi construído uma igreja com características coloniais. Tudo é feito respeitando as características da época como cadeados, fechaduras e portões. — Foto: Thanks/Divulgação



O professor Júlio Barros lembra que na cidade existem duas escultoras especiais. A de um guerreiro templário e de um pássaro carcará, um dos símbolos do Nordeste. "Existe um registro [edificações] do nosso Brasil Colonial fantástico. Com lembranças da escravatura, com técnicas construtivas, tudo ecologicamente correto, tudo com respeito ao ciclo econômico, tudo faz reuso, tem esculturas enormes. As duas maiores esculturas nós temos conhecimento no Brasil, inclusive em aço carbono figurativo do país, estão lá dentro. É um carcará [ave rapina símbolo do Nordeste] e um guerreiro templário. A ave tem 750 quilos e o guerreiro templário que está sendo terminado tem oito metros de envergadura"

Comentários