Deputado Sérgio Aguiar é novo presidente da Unale

 


Deputado Sérgio Aguiar é novo presidente da Unale

sexta-feira, 12 de janeiro 2024

O deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) assumiu, nessa quinta-feira (11), o comando da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade que representa 1.059 deputados estaduais e as 27 Casas Legislativas de todo o Brasil. Primeiro cearense eleito presidente da instituição, ele foi empossado junto com a nova Diretoria Executiva para a gestão em 2024. Aguiar sucede, no cargo, ao deputado de Pernambuco, Diogo Moraes (PSB).

A Unale é uma organização que, entre outras atividades, atua para defender os interesses estaduais coletivos, divulgar as ações legislativas, buscar parcerias para aperfeiçoamento e qualificação dos filiados junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, difundir a importância do legislativo estadual no sistema democrático e promover o debate permanente dos grandes temas de interesse do país.

Também participa da formulação de projetos e medidas legislativas em tramitação no Congresso Nacional, que geram impactos na atuação do Poder Legislativo Estadual. Além do mais, auxilia no planejamento de políticas públicas estratégicas que beneficiam e abrangem cidadãos na particularidade de cada estado.

A nova diretoria da Unale foi eleita durante a sua Assembleia Geral Ordinária, realizada em novembro passado, dentro da programação da 26ª Conferência da entidade, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Durante a cerimônia de posse ontem (11), na sede da Unale, em Brasília, Sérgio Aguiar afirmou que ser eleito presidente da entidade foi resultado de uma “dinâmica de trabalho que envolve companheirismo e a boa política” e disse estar honrado por ser o primeiro parlamentar do Ceará no posto.
Sobre a sua gestão à frente da Unale, ele pretende trabalhar para integrar mais as Assembleias Legislativas e os parlamentares estaduais de todo o país, além de conseguir novos filiados à entidade.

“Nossa diretoria vai continuar trabalhando de mãos dadas com todos os deputados estaduais brasileiros para darmos mais condições de funcionamento às nossas comissões e assim aprimorarmos e disseminarmos as ações do Poder Legislativo estadual por todo o território nacional, além de acompanharmos os projetos que seguem em tramitação no Congresso Nacional”, disse. O novo presidente ressaltou que a entidade deve continuar sendo protagonista na criação de políticas públicas que impactam a vida dos brasileiros.

Também tomou posse o deputado Stuart Castro (Avante), que será o novo secretário da Unale no Ceará. Ele destacou que o Brasil tem um momento político atualmente mais oportuno, com um presidente da República e ministros mais “sensiveis”, e os deputados estaduais devem aproveitar essa oportunidade para buscar fortalecer as suas prerrogativas.

Entre as pautas defendidas por Castro, ele citou: o acesso ao fundo partidário pelos deputados estaduais; mais igualdade entre as Assembleias Legislativas do país, destacando as diferenças entre as Casas quanto às emendas impositivas; novas comissões para tratar do desenvolvimento dos municípios. “Temos que lutar para que o direito de legislar nos estados seja mais importante. O direito de legislar é nosso e não do Executivo”, declarou.

Além de parlamentares de 19 estados, esteve presente também na solenidade o ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Ele defendeu que as Assembleias dos Estados podem ter papel importante na articulação com os diversos atores da sociedade para apoiar o desenvolvimento de áreas como a educação. “Precisamos fortalecer o papel do Parlamento estadual. O povo garante ao deputado representá-lo para não só legislar, mas também fiscalizar e estar em sintonia e diálogo com a população todos os dias, principalmente em temas sensíveis como saúde e educação para a população dos estados brasileiros.”

“Nós estamos na política para ajudar a construir um país melhor e não há outro caminho para isso que não seja a educação”, completou.

Comentários