Árbitro Rodrigues Júnior é afastado pela FCF após marcar pênalti inexistente em jogo do Cearense









Jogada
Árbitro Rodrigues Júnior é afastado pela FCF após marcar pênalti inexistente em jogo do Cearense

Escrito por Vladimir Marques, vladimir.marques@svm.com.br 15:41 / 27 de Fevereiro de 2024. Atualizado às 15:55 / 27 de Fevereiro de 2024
Rodrigues marcou um pênalti inexistente para o Floresta em jogo contra o Maracanã no PV no último domingo
Legenda: O Floresta venceu o Maracanã com gol de pênalti, marcado pelo árbitro Rodrigues Junior, que foi afastado
Foto: Carlos Roosewelt / Floresta EC

O árbitro Rodrigues Júnior foi afastado pela Federação Cearense de Futebol (FCF) após marcar pênalti inexistente em jogo do Campeonato Cearense no último domingo. Ele assinalou uma penalidade máxima para o Floresta aos 39 minutos do 2º tempo, alegando toque de mão de Guilherme.


Assim, nesta terça-feira (27), a a Federação Cearense de Futebol por meio de sua Comissão de Arbitragem na figura do presidente Paulo Sílvio, informou que o árbitro foi incluído no Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem (PADA). A decisão foi tomada após análise da atuação do referido oficial na partida entre Floresta e Maracanã, válida pela as quartas de finais do Cearense Superbet 2024.

O programa da Escola de Arbitragem consiste em treinamentos com análises de vídeos observando posicionamentos, tomadas de decisão e também treinamentos de campo. O período nos treinamentos pode durar entre 15 e 90 dias, dependendo do desempenho do árbitro.


Maracanã protesta

Após o pênalti marcado e a derrota para o Floresta, o Maracanã emitiu uma nota oficial pedindo punição ao árbitro.

“O Maracanã Esporte Clube repudia veementemente a atuação desastrosa e tendenciosa da arbitragem conduzida por Raimundo Rodrigues de Oliveira Júnior (CBF) no jogo deste domingo, 25.02, no Estádio Presidente Vargas. O árbitro utilizou critério questionáveis e influenciou diretamente no resultado da partida ao tomar decisões prejudiciais ao Maracanã Esporte Clube, incluindo a marcação de um pênalti inexistente a favor do adversário, a omissão na aplicação de cartões amarelos aos jogadores adversários após várias faltas consecutivas e a aplicação de cartões amarelos duvidosos aos jogadores do Maracanã. Esses equívocos cometidos durante o jogo, que geraram indignação nos jogadores e na torcida, evidenciam a necessidade urgente de aprimoramento na qualidade da arbitragem, essencial para assegurar a integridade e a justiça no futebol brasileiro. O Maracanã Esporte Clube demanda que a Comissão de Arbitragem aplique as devidas medidas corretivas ao corpo de arbitragem desta partida, a fim de evitar a recorrência de situações semelhantes no futuro.”

DN

Comentários