PT Maracanaú rejeita pré-candidatura de Júlio César Filho e decide apoiar Roberto Pessoa



PT Maracanaú rejeita pré-candidatura de Júlio César Filho e decide apoiar Roberto Pessoa
Para reverter a decisão, Júlio César aposta na “influência dos líderes”: Camilo Santana, Elmano de Freitas, José Guimarães e José Airton Cirilo
Escrito por Igor Cavalcante , igor.cavalcante@svm.com.br 21:57 - 21 de Março de 2024
PontoPoder
Legenda: PT de Maracanaú rejeito apoio a Júlio César Filho e decidiu pela manutenção do apoio a Roberto Pessoa
Foto: Arquivo/SVM, Ismael Soares/Diário do Nordeste


O PT de Maracanaú aprovou, por ampla maioria, o apoio ao prefeito Roberto Pessoa (União) na disputa pela reeleição nas eleições deste ano. No encontro do diretório petista, realizado na noite desta quinta-feira (21), o colegiado ainda rejeitou a proposta de lançar uma chapa do partido com a pré-candidatura do deputado estadual Júlio César Filho (PT). O parlamentar promete recorrer da decisão tanto ao PT Ceará quanto à cúpula nacional.

A tese vencedora obteve 15 votos a favor e cinco contrários, além de uma abstenção. Segundo Júlio César Filho, logo no início do encontro, foi proposto que o apoio a Roberto Pessoa fosse rejeitado e uma candidatura própria fosse consolidada em torno de seu nome.

 

“Tendo em vista o momento atual em que temos o governador Elmano de Freitas, do PT, um senador eleito do PT, o ministro Camilo Santana, e o presidente Lula, do PT, então Maracanaú, que nunca teve um prefeito do PT, está pronto e preparado para ter, foi isso que defendemos”, disse.



“Infelizmente, fomos derrotados, mas vamos recorrer da decisão porque existe uma resolução no PT que diretórios de cidades com mais de 100 mil habitantes precisam remeter as decisões às instâncias superiores: o diretório estadual e nacional. Então iremos atuar junto aos nossos líderes para fazer essa sensibilização pela nossa candidatura”

Júlio César Filho
Deputado estadual


PT dividido

Apesar da postura oposicionista do parlamentar, o PT de Maracanaú integra a base aliada ao prefeito, inclusive fazendo parte do Governo. A Secretaria de Juventude e Lazer de Maracanaú é comandada por Nailton Marques, membro da Executiva Municipal do PT.

A ala do PT Maracanaú, da qual faz parte, inclusive, a presidente do diretório municipal, Terezinha dos Santos, é a que defende a tese de manutenção da aliança com o atual prefeito.

Já Júlio César aposta na “influência dos líderes”, entre eles Camilo Santana, Elmano de Freitas, o líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães, e o deputado federal José Airton Cirilo (PT).
Eleições de 2020

Em 2020, o deputado estadual disputou a Prefeitura de Maracanaú. À época, ele era filiado ao Cidadania e terminou o pleito em segundo lugar, com 30,7 mil votos, sendo derrotado pelo atual prefeito, Roberto Pessoa, que obteve 78,8 mil votos.

Naquela disputa, o PT Maracanaú também lançou uma chapa própria, encabeçada por Daniel Baima. O petista ficou em terceiro lugar, com 6,1 mil votos

DN

Comentários