Sem provas, Textor cita possível manipulação em jogo entre Palmeiras e Fortaleza, na Série A de 2022


Jogada
Sem provas, Textor cita possível manipulação em jogo entre Palmeiras e Fortaleza, na Série A de 2022

Escrito por Redação, jogada@svm.com.br 14:32 / 11 de Março de 2024. Atualizado às 14:35 / 11 de Março de 2024
Palmeiras emitiu nota dizendo que irá processar o cartola do Botafogo
Legenda: Palmeiras enfrentou e venceu o Fortaleza por 4 a 0, no Brasileirão de 2022
Foto: César Greeco/Palmeira


CEO do Botafogo, John Textor disse ter tomado conhecimento de uma investigação que envolvia possível manipulação de resultado do jogo entre Palmeiras e Fortaleza, no Brasileirão. Na época, o time paulista venceu a partida por 4 a 0, no Allianz Parque, em novembro de 2022. O Palmeiras divulgou uma nota no início da tarde desta segunda-feira (11), dizendo que tomará todas as medidas legais cabíveis – nas esferas civil, criminal e esportiva – contra o dono da SAF.


A declaração foi divulgada no site oficial do próprio John Textor, na noite de sábado. O dirigente explica que recebeu uma gravação em que árbitros confessaram ter recebido propina para manipular jogos. A fala do CEO fez com que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) iniciasse uma investigação.




"As pessoas costumam falar de corrupção e colocam os jogador no meio o tempo todo porque é mais fácil. Primeiro, alguém foi pago para levar um cartão amarelo. Não é nem ilegal. As pessoas descobrem, pedem desculpas. Na época daquela gravação, que estava nas mãos do governo, tinha um relatório de manipulação de resultados, isso também tinha sido produzido, acredito que tinha sido enviado e já fornecemos prova disso para o tribunal. O relatório da manipulação de resultados é relacionado a um jogo que terminou em 2022, era um jogo do Palmeiras. Parece que o Palmeiras não estava envolvido. Era Palmeiras x Fortaleza. Essa prova foi enviada para a CBF, não sei quem estava envolvido nisso, eu não estava envolvido", disse o CEO do clube carioca .



O intuito de Textor é ignorar a investigação do STJD e apresentar o áudio e os relatórios das ações corruptas ao Ministério Público do Rio de Janeiro e de Brasília. O acionista da SAF do Botafogo garante que as provas existem.

"Eu recebi uma gravação de um funcionário ligado à CBF. Foi validado e autenticado. Foi falado para mim, por autoridades de confiança, não foram jornalistas, nem agentes. Também estão na mão da polícia e estiveram nas mãos de governantes por um ano. Foi em uma divisão menor, é um jogo conhecido por nós. Tem um técnico, um time, pessoas que autenticamos. Tem a gravação de um árbitro dizendo que estava triste de ter perdido dinheiro porque o jogo que ele estava tentando manipular não tinha ido do jeito que ele estava tentando influenciar. Ele foi específico: ele deu 1 minuto no relógio e deu um pênalti que não deveria e o atacante bateu o pênalti na trave. Ele reclamou, dizendo que tudo que fez tudo que foi possível. É de um sotaque carioca, vocês vão saber melhor que eu, isso nos permite identificar de qual árbitro é", completou a declaração.




Legenda: John Textor, CEO da SAF do Botafogo.
Foto: Vitor Silva/Botafogo



Naquele ano, o Palmeiras recebeu o Fortaleza pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro e venceu por 4 a 0, no Allianz Parque. O time já havia entrado em campo com o 11º título já em mãos, pela derrota do Internacional mais cedo.

PALMEIRAS SE MANIFESTA

Atual bicampeão Brasileiro, o Palmeiras lançou uma nota repudiando as declarações de John Textor. O clube paulista ressaltou ainda que vai entrar com medidas legais contra o CEO da SAF do Botafogo.


"A Sociedade Esportiva Palmeiras informa que tomará todas as medidas legais cabíveis – nas esferas civil, criminal e esportiva – contra o dono da SAF do Botafogo, John Textor, para que ele responda pelas declarações irresponsáveis e levianas que, recorrentemente, têm envolvido o nome do atual bicampeão brasileiro.

A nossa história de 109 anos é pautada pela ética e pelo respeito aos adversários e entidades. Se Textor tem informações sobre a prática de atos ilícitos no futebol brasileiro, que as apresente imediatamente aos órgãos competentes, incluindo os públicos.

Aceitar a derrota, por mais dolorida que ela seja, é o primeiro passo a ser dado por quem almeja se reerguer. Vale lembrar que, no ano passado, sofremos uma dura eliminação na semifinal da Libertadores, mas a superamos rapidamente porque tivemos autocrítica e não terceirizamos culpas.


Em vez de administrar um momento de instabilidade com a frieza que se espera de um empresário, porém, Textor prefere se portar como um caricato cartola à moda antiga.

Ressaltamos o nosso mais profundo respeito pelo Botafogo de Futebol e Regatas, clube centenário com o qual tivemos o privilégio de disputar, em 2023, um dos mais emocionantes Brasileiros da história."

DN

Comentários