Sérgio Aguiar representa o Brasil em conferência europeia sobre desafios globais

 


Sérgio Aguiar representa o Brasil em conferência europeia sobre desafios globais

quarta-feira, 20 de março 2024

Representando a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o deputado estadual do Ceará, Sérgio Aguiar (PDT), participou da 10ª Conferência Europeia das Regiões e dos Municípios. O evento acontece em Mons, na Bélgica, com 3.600 participantes, entre dirigentes locais e regionais de toda a União Europeia e de 59 países.
Essa é a primeira conferência internacional que reúne representantes locais e estaduais dos seis continentes para debater os desafios que o mundo enfrenta e o papel que os níveis subnacional e local de governo podem desempenhar. Parlamentares e lideranças políticas debatem as prioridades políticas municipais no sentido de responder aos desafios prementes que as comunidades enfrentarão nos próximos anos.
Sérgio Aguiar, que é atualmente o presidente da Unale, foi ao evento junto de outros membros da União a convite do presidente do Comitê das Regiões Europeias (CRE), Vasco Alves Cordeiro, e pelo ministro-presidente da região da Valónia, Elio Di Rupo.
Aguiar foi o único brasileiro que teve lugar de fala com destaque na Conferência. Também foi o primeiro presidente da Unale a ter voz em um evento da União Europeia. O parlamentar falou durante a abertura do evento, que tem como tema “Soluções locais e regionais para desafios globais”, na noite de segunda-feira (18), ao lado de autoridades de outros países.
Ele ressaltou as políticas de desenvolvimento sustentável do Brasil e do Ceará. Durante o discurso, destacou que “cooperações como esta são fundamentais para fortalecermos a paradiplomacia e conhecermos novas realidades e projetos bem-sucedidos nos países. Este intercâmbio é muito positivo porque a realidade dos estados e regiões tem demandas muito semelhantes em todo o mundo. Então, podemos aprender e transmitir experiências”

Comentários