Perto de uma decisão no PT: Evandro conquista maior número de votos

 

Perto de uma decisão no PT: Evandro conquista maior número de votos

domingo, 07 de abril 2024

A eleição realizada, nesse domingo (7), pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Fortaleza teve como resultado 59,01% dos votos para o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, somando as quatro chapas inscritas por ele: chapa 110, com 1.442 votos (24,80%), chapa 120, com 797 (13,71%), chapa 150, com 642 (11,04%) e chapa 180, com 564 votos (9,70%). Na votação para delegados, o parlamentar obteve o primeiro lugar. Em seguida, ficaram a deputada federal Luizianne Lins (chapa 100, com 1.686 votos ou 29%); o deputado estadual Guilherme Sampaio (chapa 123, com 572 ou 9,84%); e a deputada estadual Larissa Gaspar (chapa 140, com 110 ou 1,98%).

Os votos brancos somaram 56 e os nulos 45. O total de votos válidos chegou a 5.813, segundo o PT Fortaleza. Assim, ficou concluída a primeira fase do processo para escolha do candidato petista que concorrerá à Prefeitura da Capital nas eleições deste ano. Na próxima etapa, prevista para o dia 21 deste mês, os 200 delegados eleitos ontem participarão de encontro do Diretório Municipal do partido para decidir quem será o representante na corrida eleitoral.

Esse tipo de procedimento foi necessário porque não houve consenso entre o nome para disputar ao cargo de prefeito da maior cidade do Estado, atualmente ocupado por José Sarto (PDT). O impasse no PT ocorre desde o ano passado e, cinco integrantes, se lançaram como pré-candidatos à Prefeitura. Também estava na disputa o assessor especial de Assuntos Municipais do Ceará, Artur Bruno.

O procedimento
Os pré-candidatos se mobilizaram em busca de apoio dos filiados e da militância petista, porque é essa base partidária que elegeu os delegados que terão direito a voto na escolha do nome. Cada pré-candidato teve uma chapa de delegados representando o nome e que fará a defesa da pré-candidatura no encontro municipal do dia 21 de abril.
Ao todo, eles lançaram sete chapas de candidatos com 1.296 inscritos disputando as 200 vagas de delegado.
Resultado
Nas redes sociais, Evandro, que registrou quatro chapas, agradeceu o apoio. “Muito obrigado a todos e todas pelo apoio e todas as manifestações de carinho no dia de hoje. A confiança de vocês fortalece a nossa Unidade. Vamos juntos!”.

Já Luizianne enviou nota dizendo que “nossa chapa foi a mais votada nas eleições internas do partido, elegendo, assim, o maior número de delegados para o Encontro Municipal. Meu muito obrigada às companheiras e companheiros do Partido dos Trabalhadores pela parceria nessa caminhada”.
A ex-prefeita afirmou ainda que “a vitória da chapa 100 representa a vontade e a mobilização da maioria dos filiados e filiadas do PT de Fortaleza. Por isso, é muito importante que essa vontade seja respeitada para garantir a representatividade e a democracia interna do partido. Espero que a vitória de hoje traga união e força para continuar lutando pelos ideais do partido”

Comentários